domingo, 3 de janeiro de 2016

Jadepunk: um cenário mais familiar do que parece.

Há um tempo atrás, eu li o Jadepunk, da Pensamento Coletivo. Ia escrever sobre ele antes, mas acabou não dando tempo. Confesso que este foi um dos livros que eu comprei visando incentivar o mercado nacional de jogos, para ajudar uma editora iniciante. E eu não tinha pretensão de ler tão cedo, mas como o livro é curtinho e a leitura parecia rápida, parei o que estava lendo para me dedicar à leitura dele. E me surpreendeu.










Kausao é uma cidade da qual você, brasileiro que mora numa cidade grande ou que costuma olhar para as desigualdades à sua volta, irá reconhecer. E se você fica indignado com as desigualdades, as injustiças e os crimes que acontecem em nome do poder, não precisa de mais nenhuma motivação para criar um personagem da Jianghu (espécie de milícia que combate o governo corrupto).



A cidade é o centro econômico e político de um mundo controlado pelo jade. Após descobrirem que refinado, o jade tinha propriedades especiais, toda a tecnologia do mundo se desenvolveu de forma acelerada em torno dele. Em Kausao, foi descoberto um tipo novo de jade, o negro, e as nações do mundo correram para controlar esse valioso recurso. De um acordo político, a cidade surgiu, engolindo tudo e todos em sua volta em ganância.

É Kowloon, mas poderia ser Kausao.
É Kowloon, mas poderia ser Kausao.


Exploração de mão de obra, poluição, governo corrupto, proibições, medo. Esse é o clima da cidade. E os personagens de jogador são aqueles que resolveram fazer alguma coisa contra isso, o que não é uma tarefa fácil.




O mesmo jade que permitiu o desenvolvimento tecnológico, que trouxe vários benefícios para a população, é aquele que polui os rios e destrói vidas. Usar o jade é a única forma de combater as injustiças, o que parece paradoxal. Quanto mais a Jianghu luta, mais aqueles que estão no poder se cercam de jade para impedir que a milícia vença. Será que cada pequena vitória supera o seu preço? Será que caso esse governo atual caia, o sucessor fará algo diferente? Ou a corrupção causada pelo jade é algo permanente?




Jadepunk é um jogo heroico, aventuresco, mas com potencial para profundas reflexões tanto sobre Kausao, o papel do jade e o mundo de jogo, quanto sobre o que estamos fazendo com o mundo em que vivemos. É um daqueles jogos que eu recomendo, com um cenário particularmente aberto para que você e seu grupo o transforme naquilo que vocês quiserem, sem descaracterizá-lo. Contém regras simples e fáceis de entender, com elementos do Fate Básico e do Fate Acelerado.


O pdf do Jadepunk custa apenas R$ 20,00 e pode ser comprado em: http://www.pensamentocoletivo.com.br/loja/r-p-g/jadepunk-contos-da-cidade-de-kausao-versao-digital/

Se você optar pela versão física + pdf, paga R$ 75,00 em http://www.pensamentocoletivo.com.br/loja/r-p-g/jadepunk-contos-da-cidade-de-kausao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário