segunda-feira, 10 de agosto de 2015

[Resumo Accursed] 5. A Fé Enoquiana

Tendo alcançada a meta do miolo colorido, segue a quinta parte do resumo de Accursed, dessa vez falando da Fé Enoquiana.





A Fé Enoquiana

A Fé Enoquiana tem como foco a crença em um único Criador, que fez o mundo de Saturnyn e os continentes, e continua a observá-los. A religião prega que o Criador irá retornar para salvar o mundo no seu momento de maior necessidade.

Para os devotos, três virtudes são o cerne da experiência humana: Gratidão, Generosidade e Diligência. Os seguidores devem apreciar o mundo e mostrar agradecimento em sua vida cotidiana. Espera-se que eles evitem os disperdicios e compartilhem as bênçãos que o Criador os deu a outros ao seu redor. E também que eles usem os dons que receberam no seu trabalho para melhorar o mundo.

Apesar dessas três virtudes serem a base da religião, diferenças de interpretação são aceitas e até incentivadas. Antes da Guerra Maldita, a Virtude da Gratidão era considerada mais importante que as outras. Agora, alguns Bispos pregam a Diligência como única forma de reconstruir Morden, enquanto outros acreditam que a Generosidade é a mais importante.

Alguns Bispos pregam abertamente contra as Bruxas e seus Malditos, mas quando esses são descobertos, suas igrejas são rapidamente queimadas e eles sofrem represárias dos governos locais. Para a Fé Enoquiana, os Marcados pelas Bruxas estão condenados a uma pós-vida de penitência e sofrimento.



A Ordem do Penitente

Após o final da Guerra Maldita, os Amaldiçoados não tinham um local para onde retornar. Os governos, as suas antigas famílias, enfim, as pessoas não os queriam por perto, pelas lembranças que eles representavam e pelo medo deles voltarem a trabalhar com as Bruxas.

O Conclave de Bispos Enoquianos temia que as almas dos Amaldiçoados estivessem realmente condenadas, mas acreditavam em uma esperança de redenção. Por isso a Ordem do Penitente foi criada. A meta da organização era fornecer uma chance de limpar suas almas através de serviços ao Criador e à humanidade. Todo membro recebe um medalhão abençoado com uma relíquia de São Vitus - o santo patrono da Redenção - abrigo e ajuda, tanto material quanto espiritual se assim desejarem. Muitos Amaldiçoados aceitaram entrar na Ordem logo nos primeiros anos de sua criação, seja por convicção na Fé Enoquiana, ou considerando a única forma de conseguir a sua vingança, ou mesmo um pouco de paz.

Se por um lado os Amaldiçoados são odiados e temidos, eles podem se tornar a única esperança de Morden, por causa de seus poderes estranhos e conexão com a magia das Bruxas.


Os Adeptos de Aliyah

Apesar da aparente unidade da Ordem do Penitente, há diversas facções competindo por poder, membros e prestígio dentro da alta hierarquia Enoquiana. Um dos grupos mais influentes são os Adeptos de Aliyah.

Eles lutam pela criação de um Estado Amaldiçoado independente. A criadora da facção, uma carismática Dhamphir que dá nome à facção, tem reunido recursos e procurado por uma região que possa servir como lar para eles. A maioria dos Amaldiçoados é favorável à ideia, e com isso a facção tem crescido rapidamente.


---------
E atenção: o financiamento coletivo de Accursed foi prorrogado! Você tem até o dia 17/08 para colaborar. Mas vá rápido, pois as recompensas que dão direito a cartas extras para o baralho de aventura estão acabando.

Colabore com o financiamento coletivo de Accursed: 

A próxima meta, a aventura "A Banshee do Lago Finnere" será liberada quando o financiamento atingir R$ 21.000,00. Nessa ocasião eu irei publicar a última parte do resumo, que fala das Bruxas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário