domingo, 23 de agosto de 2015

Lista de sites úteis para props, cenários e miniaturas

Nesse artigo, vou postar uma listagem pequena, mas útil, de sites que trazem miniaturas de papel, cenários e props para uso em RPG. Vários desses sites tem também suas listas de sites úteis, portanto aqui vou deixar apenas alguns. Se você conhecer algum bom não listado, por favor deixe o link nos comentários.




Miniaturas – personagens e monstros

Este site trás um monte de links para sites com miniaturas para um monte de jogos, bem como um montão de imagens de minis.

O paraíso das minis. Cada set de miniaturas vem no formato de imagem png e pode ser impresso exatamente no tamanho da imagem. Para facilitar, é possível colocar duas imagens por página usando o word, configurando a página para paisagem e margem estreita, e depois salvar o arquivo em pdf antes de imprimir. É o que eu faço quando pego minis desse site.

A página de Savage Worlds da Pinnacle tem um monte de figure flats gratuítos.


Dica: guarde suas minis sem base numa pasta para cartões de visita. Elas podem ser presas na parte colante de notas adesivas removíveis, se estiverem plastificadas ou encapadas com contact. Essas são do Seven Wonders, e foram cobertas com contact, para uso com bases de binder clip


Cenários

Esse blog é meio caótico, mas se você tiver paciência consegue encontrar modelos excelentes para imprimir e montar. Cuidado com as escalas

Fantasy Paper Miniature - http://minipapermodels.blogspot.com.br/
Site com modelos de móveis e elementos para dungeons, bem como personagens e monstros em 2,5D, no estilo imprima, recorte e monte. Intuitivos e fáceis de montar, embora com detalhes de recorte que requerem bastante cuidado.

Exemplo de mini 2,5D do site Fantasy Paper Miniature


A página de tutoriais mostra em fotos como fazer, passo a passo, dioramas e cenários. Esqueça o papel, aqui você usa massa, serragem, arame, tinta, isopor. O resultado é excelente. Pensado para wargames, mas pode ser adaptado facilmente para RPG.

É comum encontrar miniaturas de papel em escalas diferentes das do jogo que você vai usar. Então esse link é essencial para te ensinar a adequar os modelos à escala de seu jogo. 



Props

Apesar de ser focado em props para Call of Cthulhu, alguns dos tutoriais são úteis para outros jogos, como por exemplo o envelhecimento de papel.

Outro site focado em Call of Cthulhu, com arquivos excelentes para imprimir e montar.

O melhor site com props para Call of Cthulhu, mas a maioria não tem tutoriais. Olhe, inspire-se e faça. Tem um bocado de links para sites úteis.



Grids
Incompetech free online graph paper - http://incompetech.com/graphpaper/
O site gera papel para gráficos em formato A4, A3 e outros. Para fazer um grid quadriculado compatível com D&D e Savage Worlds, selecione Squares > Plain Graph Paper PDF Generator, e ali selecione o tamanho do papel, Grid Spacing de 1 lines per inch, e download pdf. Tem os papéis hexagonais também.


5 comentários:

  1. Cara bem bacana! Valeu mesmo! Agora, reparou que é mais complicado conseguir material de SyFy? Vou começar uma mesa de Alternity no Roll20 e achar material de ficção científica, tiles, marcadores etc é bem mais complicado. :-(

    ResponderExcluir
  2. sensacional essas dicas.valeu mesmo tava precisando de uns desses pra COC

    ResponderExcluir
  3. eu queria dicas de como fazer bases bara as miniaturas de papel nao ficarem muito leves

    ResponderExcluir
  4. parceiro, herbert, usa roela... daquelas de construção... vc cola as miniaturas com cola quente nelas, fica show

    ResponderExcluir