sábado, 8 de agosto de 2015

[Accursed] Areia e Pedra: um suplemento essencial

Com o final do financiamento se aproximando, e muito perto de bater a meta do miolo colorido, a Retropunk liberou a compra do pdf do suplemento Areia e Pedra como add-on, por apenas R$ 10,00. Mas o que é esse suplemento?

Areia e Pedra detalha as nações de Hyphrates e Hebron, nações vizinhas mas com grandes diferenças culturais e ideológicas. Nesse livro, muitas questões são respondidas e muitos ganchos de aventura são lançados. Exemplos de conteúdos que você vai encontrar:








- Como eram as relações entre Hyphrates e Hebron antes da guerra, e o que mudou.

- Como é a cultura Hyphratiana e seus costumes, que envolvem uso de drogas, aposta de favores em um jogo, e superstições (spoiler - marque para ver: como acreditar que ter um gafanhoto gigantesco morando no seu telhado dá sorte)

- O delicado equilíbrio de poder em Hyphrates.

- Influência da cultura e tecnologia de Manreia em Hyphrates.

- Descrições detalhadas de cidades e locais de interesse.

- A localização e descrição do covil de uma das bruxas e a influência dos Malditos e Amaldiçoados leais a ela nas proximidades do seu covil.


- O que acontece com o povo quando uma cultura pacífica e ligada à arte deixa tudo de lado para se militarizar e com isso sobreviver.

- A dura vida de um Hebronita.

- O que os estrangeiros acham da cultura de Hebron.

- A política Hebronita.

- O que os Hebronitas pensam dos Amaldiçoados (um pouco mais de detalhamento sobre o preconceito que os Marcados pelas Bruxas sofrem).

- As táticas de combate a Malditos adotadas pelos guerreiros Hebronitas - e isso pode ser muito útil no seu jogo independente da origem dos personagens (exemplo: combatendo Colossos).

- Como determinar se um Golem é antigo (e por tabela, poderoso) usando a análise dos materiais de que ele é feito.

- Novas Complicações e Vantagens exclusivas para Hyphratianos e Hebronitas.

- Novos Malditos



Por esses e outros conteúdos, não postados aqui para eu não me estender demais, Areia e Pedra é um livro essencial.

Transforma os Hyphratianos e Hebronitas em personagens com passado, cultura, crenças, ideologias, e permite, ao criar seus próprios personagens, uma reflexão de como essa "bagagem cultural" o influenciou após se tornar um amaldiçoado, de que peso essas ideias anteriores, incutidas pelo convívio social, tiveram na formação da personalidade atual dele.

Ao detalhar a história dessas nações, Areia e Pedra permite lidar muito melhor com motivações dos personagens, de acordo com o momento dessa história, da Guerra Maldita até a atualidade, em que ele recebeu sua Marca da Bruxa.

Trás tantos ganchos para histórias que é possível passar muito tempo da crônica só nesses dois reinos, lidando com esses ganchos.

E também dá tantas ideias, que permitem imaginar como são as outras nações, ainda não contempladas com livros dedicados a elas, só de criar desdobramentos a partir do descrito em Accursed.

Resumindo, Areia e Pedra amplia não só os conteúdos, mas também, e principalmente, a intensidade emocional e o horror de seus jogos de Accursed.




Accursed já foi financiado e está muito próximo de bater a meta do miolo colorido. O projeto trás muitas vantagens e vale a pena colaborar. Ainda não tem o Savage Worlds? Não se preocupe, você pode adquirir o livro com preço promocional como add-on no financiamento do Accursed. Está esperando o quê?



2 comentários:

  1. Parece ser de fato um suplemento bem bacana,o que,na minha opinião falta em Accursed,(lamentavelmente...),um maior detalhamento de seus reinos e cidades,o livro básico ficou algo,"Se vira mestre!",muito parecido com Tormenta,(pelo menos,até quando eu acompanhava,parei faz um looongo tempo...),onde os autores enchiam um livro de páginas,mas tinha pouca informação realmente útil.Pena mesmo é que eu quueria começar minha campanha em outra localidade,adoro ter todos os detalhes sobre um determinado local para ter tudo na ponta da língua,vício que peguei graças a Reinos de Ferro,(ainda mestro essa bagaça no SW!!!!!!!),de qualquer forma,é um ótimo livro.Parabéns pela postagem,aumenta em muito a vontade de ter logo este suplemento!

    ResponderExcluir
  2. Ao que parece, já foi confirmado que os livros das demais nações serão escritos. Espero que assim que saírem a Retropunk traduza rapidinho.

    ResponderExcluir