domingo, 31 de maio de 2015

Accursed: testado e aprovado

Ontem narrei pela primeira vez o cenário Accursed, para Savage Worlds, um cenário de fantasia sombria inspirado em filmes de horror e com uma pegada medieval / vitoriana. Accursed será o próximo financiamento coletivo da Retropunk , e o Fernando del Angeles Pires cedeu gentilmente os arquivos ainda faltando revisão do livro de cenário, e da aventura "Há muito morto e duas vezes assassinado", narrada na tarde de ontem, na Geek House em São Paulo. Como narradora, vou tentar contar as minhas impressões sem dar spoilers da aventura.




Em primeiro lugar, Accursed cumpre muito bem a sua proposta. O clima sombrio, de medo, de preconceito, sobre o papel dos Amaldiçoados no mundo, como protetores da humanidade e buscando redenção, fica bem evidente nessa aventura na sua relação com os humanos com quem eles interagem durante o jogo. Mas antes mesmo disso, ao confrontarem as suas fichas, os jogadores já se deparam com penalidades de carisma, com defeitos, com deformidades, que tornam muito clara a sua condição marginalizada.

Eu preparei o grupo escrevendo anteriormente um resumo do cenário e enviando para que eles lessem. E isso os deixou no clima e louquinhos para jogar (e ansiosos pelo lançamento do livro).

Quem já jogou comigo sabe que eu não sou de jogar com grid e miniaturas, mas eu ia encarar uma mesa com 5 jogadores, alguns npcs aliados e muitos antagonistas. Com isso, resolvi que era o momento de introduzir o grid. Acredito que nessa aventura em específico o seu uso é essencial, pois os combates envolveriam enxames, poderes com alcance de modelo de explosão, armas de fogo com alcances variados, em um espaço pequeno cheinho de personagens. E o uso de minis se mostrou essencial para que essa muvuca de combate se desenvolvesse sem complicações e muito rápido.




Para aumentar a imersão, eu criei benes personalizados. Imprimi a marca da bruxa em folha adesiva, cortei com cortadores circulares e colei em círculos de EVA do mesmo tamanho. Para aumentar a durabilidade, eu apliquei verniz spray fosco nesses benes. Mas nas minhas férias pretendo substituí-los por benes de biscuit ou fichas plásticas, pois aumentará a durabilidade do adesivo.



Foi um bocado de preparação, mas valeu a pena.




Os jogadores entraram bastante no clima, exploraram bem a linha tênue entre esperança e desespero, exploraram bem a Fé Enoquiana e ficaram na pilha após o final da aventura sobre as consequências dos acontecimentos e os ganchos que ficaram para trás. Houve boa interação entre os personagens no tempo entre um combate e outro (com direito a discussões, ameaças e um entendimento no final, baseado nas convicções e objetivos deles). No final queriam continuação, mas eu disse que prefiro começar uma crônica com personagens criados por eles.

Accursed foi uma experiência muito legal, um jogo bastante imersivo, que eu pretendo narrar outras vezes.

Graci aprovou esse jogo.

------------------
Atualização (19/06/2015)

Accursed está em financiamento coletivo pela Retropunk. Colabore em http://www.kickante.com.br/campanhas/accursed-savage-worlds e mantenha-se informado no grupo de Facebook da editora 

2 comentários:

  1. Gostei muito do material, já da uma inspiração para as minhas futuras aventuras de Accursed. Graci, teria como você disponibilizar o resumo do cenário que você fez para os jogadores?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! É legal ver a Retropunk se reerguendo. Não vejo a hora de experimentar o jogo e encher meu blog de postagens sobre eles.

    ResponderExcluir