terça-feira, 14 de abril de 2015

Accursed RPG - novo financiamento coletivo da Retropunk

Accursed é um cenário para Savage Worlds, financiado via Kickstarter pela Melior Via em 2013. Nesse cenário de Fantasia Sombria, os personagens de jogador, outrora humanos, foram amaldiçoados por bruxas e transformados em monstros, para servi-las. Alguns desses amaldiçoados de alguma forma conseguiram fugir do controle delas. Outros foram abandonados à própria sorte. Incapazes de retornar a uma vida humana, alguns sedentos por vingança, outros horrorizados com a opressão das bruxas, eles acabam se tornando a única esperança da humanidade em deter as bruxas e seus planos de dominação de Morden.




O Cenário


Morden foi colonizado por humanos a não muito tempo atrás. Cada localidade lembra em muito uma das culturas humanas reais: russos, egípcios, nórdicos, alemães, etc. O nível de tecnologia está entre medieval e vitoriano. Há localidades com tecnologias mais avançadas, como estradas de ferro rudimentares, e armas de fogo simples são bastante disseminadas, especialmente após a invasão das bruxas.

Esses povos viviam em prosperidade, até que uma congregação de bruxas invadiu a partir de uma cadeia de montanhas que todos acreditavam ser intransponível. Em seu caminho, as bruxas iam capturando os humanos vencidos e transformando em monstros, que passavam a compor seus exércitos. Não demorou muito tempo até que a maior parte de Morden fosse dominada, numa guerra sangrenta que causou muitas perdas.






Todos consideravam as bruxas imortais, até que conseguiram enganar e matar uma delas. Com o choque, a guerra teve um fim. Algumas das bruxas recuaram, mas várias delas permaneceram em Morden, reinando sobre os territórios já conquistados, deixando representantes em seu lugar, ou planejando nas sombras uma forma de manter a sua supremacia. Assim, apesar do fim da guerra, os humanos ainda vivem sob repressão e medo constante, e sob ameaça de uma nova guerra.


Os Amaldiçoados

Há oito tipos conhecidos de amaldiçoados, cada um deles criado por uma das bruxas mais ativas em Morden. Mas como haviam outras bruxas, pode ser que existam mais linhagens de bruxas ainda desconhecidas. Cada um deles possui poderes e características relacionados ao aspecto da bruxa que os criou.


Dhampir são os meio-vampiros. São entre todos os mais parecidos com humanos, sendo ágeis, graciosos e manipuladores. Golens possuem uma alma humana presa em um corpo artificial, feito com materiais inanimados ou partes de corpos de pessoas. Mongrels são quimeras, pessoas as quais foram inseridas partes animais. Múmias são os corpos reanimados pessoas há muito mortas, ou o desafortunado que após destruir uma múmia, herdou a maldição. Ofídios são híbridos entre répteis (normalmente cobras) e humanos, esguios e venenosos. Renascidos são mortos-vivos, presos num corpo já meio decomposto. Sombras são em parte humanas, em parte fantasmas, e por isso é difícil para elas permanecerem corpóreas. Vargr são aqueles que mudam para uma forma meio-humana, meio-lobo, tecnicamente lobisomens.








Apesar de terem formas, poderes e origens diferentes, todo amaldiçoado tem uma marca da bruxa, uma lembrança pulsante de sua maldição, que permite entre outras coisas sentir quando uma criação da mesma bruxa está próxima. A marca da bruxa evolui quanto mais poderoso o amaldiçoado se torna, e também chama por ele, tentando-o a abraçar o seu lado monstruoso. O Amaldiçoado terá sob si a difícil escolha de aceitar a sua marca da bruxa e tornar-se cada vez mais afastado da humanidade (mas também mais poderoso e capaz de lutar contra a tirania das bruxas), ou lutar contra ela, buscando reverter a maldição e voltar a ser humano. Aceitar ou desafiar a marca da bruxa é um caminho sem volta. Quando dá um passo em um sentido ou outro, dificilmente o Amaldiçoado será capaz de mudar o seu destino.




O jogo

Accursed é um cenário de fantasia sombria que caminha no limite entre a esperança e o desespero, o heroísmo e a loucura. Amaldiçoados são monstros, e são vistos com desconfiança e medo pelos humanos, uma vez que foram criados para lutar ao lado das bruxas. Ainda há muitos Amaldiçoados que trabalham para as bruxas, o que só faz aumentar essa desconfiança. Por que você luta? Contra quem você luta? É contra as bruxas ou é contra os seus instintos monstruosos? Pode a maldição ser uma bênção? É possível manter a esperança quando o mundo parece condenado?



Atualização (19/06/2015): A versão nacional

Accursed está em financiamento coletivo pela Retropunk. Colabore em http://www.kickante.com.br/campanhas/accursed-savage-worlds e mantenha-se informado no grupo de Facebook da editora





Você pode encontrar a ficha de Accursed em português clicando aqui.

2 comentários:

  1. Boa notícia, adoro um cenário mais dark...
    Aguardo ansioso esse financiamento coletivo!

    ResponderExcluir
  2. Começando uma campanha de Accursed galera, interessados me chamam, srs! 27-981-117-687 sábados quinzenais, de 21h às 01h

    ResponderExcluir