terça-feira, 28 de outubro de 2014

Faça você mesmo - Miniatura para RPG - Vegetação parte 2

Na postagem anterior, eu ensinei a fazer folhagens para maquete, usando esponja de cozinha usada. Nesse artigo, vou ensinar a fazer a montagem de troncos de árvores realistas usando raízes e galhos naturais.


Você vai precisar de:

- fragmentos de raízes e galhos que lembrem árvores. Para a árvore mais velha eu usei as raízes de uma muda de jatobá que morreu dentro de um vaso pequeno. Para as demais, eu usei raízes de quebra-pedra (Phyllathus niruri) e picão preto (Bidens pilosa) e inflorescência seca de uma planta suculenta que eu não consegui identificar. Tudo isso é resto de jardinagem.


- massa de modelagem cerâmica fria da marca DAS, bem como instrumentos de modelagem, conforme explicado nessa postagem aqui.

- fita floral. Eu usei a verde que era o que eu tinha em casa, mas se você tiver da marrom, facilita o trabalho de pintura depois.

- tesoura.

- cola branca rótulo azul.

Com a ajuda de um rolinho, abra a massa numa espessura de 0,5cm e corte as bases em proporção adequada para o jogo que você for usar as árvores depois. Reserve, mas cubra (pano úmido) para que não seque.


Selecione algumas raízes que juntas possam formar algo parecido com o tronco de uma árvore. Corte no comprimento que precisar (levando em conta o porte final da árvore), e junte os galhos enrolando a fita floral bem firmemente em volta (estique um pouco para melhorar a aderência).


 


Cole uma peça da base em outra de mesmo tamanho para aumentar o peso, faça um furo, coloque cola branca e insira o tronco. Trabalhe a base conforme explicado aqui.



 

Use o mesmo método para montar todos os troncos. Sempre corte a fita floral com a tesoura ao acabar.


Parte 3, pintura e colocação das folhas, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário