terça-feira, 15 de julho de 2014

Por que eu não vou ao EIRPG este ano?

A proximidade do evento EIRPG / Anime Friends reacendeu a discussão sobre ir ou não a esse evento. Após ter alguns posts onde eu expunha a minha opinião serem sumariamente removidos por pessoas que não respeitam uma opinião diferente da sua, e antes que os meus posts atuais desapareçam.


Então, por que eu não vou ao EIRPG? Vou listar os motivos:

1. Relação custo/benefício

O valor do ingresso para 2 dias de evento, mesmo o de meia entrada, já dá para comprar um livro de RPG capa dura de boa qualidade. O evento não tem mais NADA que me interesse, então eu me recuso a pagar caro para jogar RPG. São Paulo tem vários eventinhos regulares e gratuitos de RPG dedicados a difundir o jogo para iniciantes e ser uma opção também para os jogadores e mestres experientes. Alguém mais além de mim notou que a feira de usados, motivo pelo qual eu fui nos últimos eventos, não está na programação? Estarei jogando com meus amigos no nosso lugar regular, e vou usar o dinheiro economizado para comprar algum livro de RPG que eu ainda não tenha.Eu queria comprar lançamentos da Devir, mas a quanto tempo mesmo eles não lançam nenhum livro de RPG? Vou dar meu dinheiro para outras editoras.


2. Infra-estrutura ou falta dela

O Campo de Marte é um grande descampado num dos lugares mais frios e ventosos de São Paulo. Estandes são montados em tendas que não protegem em nada do frio, vento e poeira. Eu não levaria meus preciosos livros e materiais de jogo para empoeirar num lugar desses. Além disso ano passado os banheiros eram químicos e sem manutenção. Esse ano estão prometendo banheiros container. É praticamente trocar 6 por meia dúzia, principalmente se não houver manutenção.


3. O evento não serve para o que se propõe

Vou contar uma historinha. Antes de começar a jogar RPG, eu fazia parte de um grupo de anime. Era um site, um fórum (do qual eu era moderadora) e um fansuber (do qual eu era revisora). Comecei a jogar RPG, e isso incomodou eles. Chegaram ao ponto de proibir que se falasse de RPG no fórum. Chegou um dia que eles falaram "escolha, nós ou o RPG". Eu escolhi o RPG. O público do Anime Friends é composto principalmente de pessoas ligadas a esses grupos. Eu sei porque estava lá no primeiro AF, estava lá antes do primeiro AF, nas reuniões da Yamato onde representantes dos grupos de anime foram convidados a dizer o que eles queriam no evento. Takashi deu tudo que esse pessoal queria, e por isso eles pagam caro para ir no evento. São pessoas que não vão ficar 3 a 4 horas sentadas numa mesa aprendendo a jogar RPG, porque além de ter um milhão de coisas interessantes para eles para ver no evento, podem sofrer preconceito depois entre a sua própria tribo. A Devir, diferente da Yamato, só quer que eu pague para prestigiar seu evento, mas não me oferece nada em troca. A programação do EIRPG não atrai jogadores veteranos, e não vai atrair a molecada que curte anime.

4. Os organizadores do EIRPG não ouviram seu público

Depois de vários pedidos (e sim, eu conheço gente que tentou contato com a Devir para dar sugestões e não teve nem resposta), o EIRPG acontece no mesmo formato que não me agradou ano passado. Uma empresa que ignora seu consumidor, uma empresa que não respeita seu consumidor. Não importa o que a Devir e o EIRPG foram no passado. Essa empresa e esse evento perderam seu significado. E até o EIRPG voltar a ser um evento de RPG com infra-estrutura para jogos confortáveis de RPG e com novidades que valham o custo do ingresso, eu não irei mais participar.

Essa é a minha opinião. Comentários discordantes serão mantidos desde que respeitosos e providos de argumentos válidos. Mimimi será deletado.

4 comentários:

  1. Eh, nem preciso escrever a respeito, voce disse tudo. EIRP dentro do AF nunca vai ser EIRPG de verdade.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, são os mesmos motivos pelo qual não vou :D

    ResponderExcluir
  3. Graci, tudo o que você falou reflete em vários jogadores, além do que quem quer conhecer o RPG não vai pagar esse valor para tal, não fomos, pelos mesmos motivos acho o custo benefício nem um pouco interessante.
    lika

    ResponderExcluir
  4. Olá eu sou Fábio, marido da Lika, e Graci você resume muito bem os motivos. Fico pensando se não seria viável criar um evento paralelo. O EIRPG pertence à DEVIR, que já foi uma representante do hobby, mas tem deixado muito a desejar nesse quesito. Seria interessante algo que representasse os jogadores. As lojas e editoras são importantes? Lógico, mas o EIRPG já é delas. Falta algo feito por jogadores para jogadores, antigos atuais e futuros ou possíveis amantes de nosso hobby/arte.
    .............................

    ResponderExcluir