domingo, 6 de julho de 2014

M20 - Mage the Ascension 20th Anniversary Edition Introdutory QuickStart - primeiras impressões

Eu não sou de escrever resenhas. Vocês que me acompanham sabem disso, portanto, não leiam esse artigo pensando em uma resenha. Também não vou ficar aqui resumindo e traduzindo regras. Esse é apenas um relato do que eu achei do M20 Quickstart, que saiu para os financiadores do M20 no comecinho de julho de 2014.




Esse Quickstart apresenta as regras e a base do cenário de Mago a Ascensão em pouco menos de 20 páginas, e deixa as páginas restantes (aproximadamente a mesma quantidade) para descrever os personagens prontos, que podem servir como personagens de jogador ou NPCs, e uma grande quantidade de ganchos de aventuras para essa Cabala.

Eu gostei muito das descrições de termos de jogo e das regras, apesar de estarem bastante resumidas. Acredito que para o M20, o foco deve ser o de tornar o jogo mais compreensível e aumentar a jogabilidade. Sempre ouvi dizer que Mago era muito difícil de entender e mais difícil ainda de jogar. Sempre vi jogadores transformando o jogo em algo que ele realmente não é. Pois bem, em pouco mais de 20 linhas, esse livrinho explica Paradigma e Foco com um exemplo que torna qualquer um capaz de entender e aplicar nos seus personagens.

É claro que para quem já conhece Mago, a coisa pode ser frustrante. É muito resumido e simplificado, mas não é para isso que o Quickstart serve? Permitir que seja lido e jogado em cerca de 2 dias? Esse objetivo é cumprido com maestria.

Por outro lado, eu acredito que alguém que nunca tenha jogado Mago possa ficar um pouco perdido caso seja um narrador exigente. Então não recomendo a alguém que não conheça o jogo, que tente narrar apenas com o conteúdo desse documento. Saber o básico do cenário já é suficiente para narrar. Mas o mesmo não se aplica aos jogadores: como está apresentado, M20 é uma ótima porta de entrada para novos jogadores, e a forma como as regras são descritas, permite até mesmo um jogo satisfatório por quem nunca jogou RPG na vida.

Já ouvi de muita gente que Mago era um jogo difícil e que só jogadores experientes deveriam jogar. O Quickstart do M20 é um balde de água fria na cabeça dessas pessoas:

- Regras simples
- Personagens prontos sem filiação, mas com potencial para adotarem alguma Tradição ou Convenção mais para a frente. É uma cabala de magos "sem teto", que sobrevivem como podem se escondendo em moradias invadidas, pedindo esmola ou fazendo pequenos shows como artistas de rua. É um tipo de jogo que geralmente não jogamos, pois acabamos preferindo conforto e evitando situações tensas que acabarão ocorrendo invariavelmente com esses personagens. É uma ótima oportunidade de mudar de ares num jogo de Mundo das Trevas.
- Apesar das regras simplificadas, a quantidade de ganchos de aventura apresentada permite que se use os mesmos personagens em vários jogos one shot ou mesmo em campanha, adotando as regras de outras edições de Mago caso ache que o conteúdo apresentado no pdf não é suficiente.

M20 Quickstart tem um cheirinho de 2ª edição com regras melhoradas que me agradou bastante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário