Criação de Personagem
1 – Todo gato possui
6 características:
CLAWS – usada em luta
e escalada;
COAT – protege o gato e ajuda a convencer os outros;
FACE – é o centro
sensorial;
FANGS – usada em luta
e para carregar coisas;
LEGS – salto,
equilíbrio e movimentos rápidos;
TAIL – uso de magia.
Escolha uma para ser a
melhor característica e anote 5; escolha três para serem
características fortes e anote 4; anote 3 nas demais, são boas
características.
2 – Todo gato possui
3 nomes. O primeiro é o nome pelo qual ele é conhecido pelos
humanos. O segundo é como ele é conhecido pelos outros gatos. O
terceiro é um nome secreto, origem da magia do gato.
3 – Um gato iniciante
começa com 7 pontos em reputação, sendo que nenhuma reputação
pode ter valor superior a 3.
4 – Todo gato começa
com 9 vidas.
Desafios
Desafios são divididos
entre: fáceis, moderados e difíceis. Role um número de dados igual
ao seu valor bônus da característica e some os valores pares.
Testes fáceis necessitam apenas de um valor par. Testes moderados
necessitam de dois valores pares. Testes difíceis necessitam de 3
valores pares.
Dados de Vantagem
Explore e descreva o
ambiente. Cada vantagem que você descrever e convencer o narrador te
dará um dado a mais nos seus testes.
Cicatrizes
Quando você falhar em
um desafio com consequências nocivas, verifique o menor valor ímpar
dos dados. Essa é a quantidade de cicatrizes que você toma. Você
pode aplicar todas as cicatrizes tomadas em uma única característica
ou distribuir entre características relevantes para a situação.
Quando uma característica receber 3 cicatrizes, seu valor cai em 1,
temporariamente. Uma característica em valor 2 é considerada
ferida, e em 1, incapacitada (não pode fazer testes com essa
característica) A taxa de cura é de 1(ponto de característica) no
começo de cada sessão de jogo, ou 1 por semana (caso o tempo
decorrido dentro de uma sessão ou entre elas for superior a 7 dias)
Combate
Entre gatos (por
dominância) – cada um rola suas garras ou presas e compara os
pares. Vence quem tiver mais valores pares. Ambos ganham uma
quantidade de cicatrizes igual ao número de pares do adversário.
Esses combates se resolvem em uma rolagem.
Lutando contra outras
coisas – use o mesmo sistema mas o combate se estende por vários
turnos. A cada turno, verifique se a quantidade de cicatrizes não
fez alguma característica abaixar.
Esquiva – ao invés
de atacar o gato pode tentar se esquivar. Role LEGS. Não causa
cicatrizes no oponente, mas cada valor par cancela um sucesso do
oponente.
Morte – Quando quatro
características do gato caírem para o valor 1, se não tiver mais
nenhuma vida, estará morto.
Reputação
- Reputações
apropriadas podem ser adicionadas à parada de dados.
- Toda ação que
coloque a reputação do gato em risco, e ele não for bem sucedido
durante a sessão de jogo, ocasionará a perda de um ponto nessa
reputação.
- Um gato que tenha
determinada reputação, quando vê você fazendo algo que justifique
que você também tenha a reputação, pode declarar que você a
merece. Você ganha a nova reputação na metade (arredondado para
cima) do valor que o gato que deu a reputação à você, mas ele não
pode voltar a usar essa reputação pelo resto da aventura.
Vidas
- uma vida pode ser
usada para ter um sucesso automático em qualquer teste ou;
- uma vida pode ser
usada para esquivar automaticamente de todas as cicatrizes que seriam
obtidas naquela rodada.
Vidas gastas não podem
ser recuperadas.
Estilo
Toda vez que você
obter mais pares do que os necessários para ganhar um desafio, você
recebe pontos de estilo.
- Anote na ficha. Cada
ponto de estilo pode ser usado como um valor par automático em
qualquer rolagem
- Use imediatamente
para “editar” pequenos aspectos da cena colocando seu personagem
numa situação melhor. O narrador pode ou não aceitar.
Magia
- Todo gato possui 5 +
(TAIL) pontos de magia. Para fazer um truque, o gato tem de gastar 1
ponto de magia, o que dá a ele uma quantidade de dados igual ao seu
TAIL. Cada ponto adicional gasto dará mais um dado para essa
rolagem.
- Maldição do
Penduricalho – qualquer coisa pequena em movimento perto do gato
captura sua atenção e o impede de fazer qualquer coisa até vencer
um teste difícil de TAIL, ou após 3 testes, mesmo que mal
sucedidos.
- Gatos enxarcados não
conseguem usar magia pelo resto do dia, mesmo que estiverem novamente
secos.
- Gatos de raças sem
cauda ainda possuem uma característica TAIL. Eles podem usar magia.
- Magia (truque) é
feita gastando pontos de magia e rolando TAIL. Cada truque tem um
valor minimo de TAIL para ser usado. Você não pode fazer um truque
descrito como “best” se seu valor de TAIL for 4 ou menos.
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Esse resumo foi feito com base na edição de 2004. Gostou? Compre a edição revisada: http://rpg.drivethrustuff.com/product/92647/Cat-Revised--Expanded
Achei legal e dai eu descubro que eh o do mesmo autor de L5R :P
ResponderExcluiré...
ResponderExcluirAs 3~4 jogadoras habituais da minha mesa adoram gatos, provavelmente gostarão desse livro. Obrigado por indicá-lo indiretamente com as regras traduzidas :D
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