sexta-feira, 11 de julho de 2014

Cat - A Little Game About Little Heroes - Resumo das Regras

Cat é um RPG onde você interpreta um gato que protege as pessoas de inimigos invisíveis, que devoram os seus sonhos e vão lentamente os enfraquecendo. Usa apenas dados de seis faces (d6). Obrigatório para fãs de gatos.







Criação de Personagem
1 – Todo gato possui 6 características:
CLAWS – usada em luta e escalada;
COAT – protege o gato e ajuda a convencer os outros;
FACE – é o centro sensorial;
FANGS – usada em luta e para carregar coisas;
LEGS – salto, equilíbrio e movimentos rápidos;
TAIL – uso de magia.
Escolha uma para ser a melhor característica e anote 5; escolha três para serem características fortes e anote 4; anote 3 nas demais, são boas características.
2 – Todo gato possui 3 nomes. O primeiro é o nome pelo qual ele é conhecido pelos humanos. O segundo é como ele é conhecido pelos outros gatos. O terceiro é um nome secreto, origem da magia do gato.
3 – Um gato iniciante começa com 7 pontos em reputação, sendo que nenhuma reputação pode ter valor superior a 3.
4 – Todo gato começa com 9 vidas.

Desafios
Desafios são divididos entre: fáceis, moderados e difíceis. Role um número de dados igual ao seu valor bônus da característica e some os valores pares. Testes fáceis necessitam apenas de um valor par. Testes moderados necessitam de dois valores pares. Testes difíceis necessitam de 3 valores pares.

Dados de Vantagem
Explore e descreva o ambiente. Cada vantagem que você descrever e convencer o narrador te dará um dado a mais nos seus testes.

Cicatrizes 
Quando você falhar em um desafio com consequências nocivas, verifique o menor valor ímpar dos dados. Essa é a quantidade de cicatrizes que você toma. Você pode aplicar todas as cicatrizes tomadas em uma única característica ou distribuir entre características relevantes para a situação. Quando uma característica receber 3 cicatrizes, seu valor cai em 1, temporariamente. Uma característica em valor 2 é considerada ferida, e em 1, incapacitada (não pode fazer testes com essa característica) A taxa de cura é de 1(ponto de característica) no começo de cada sessão de jogo, ou 1 por semana (caso o tempo decorrido dentro de uma sessão ou entre elas for superior a 7 dias)

Combate
Entre gatos (por dominância) – cada um rola suas garras ou presas e compara os pares. Vence quem tiver mais valores pares. Ambos ganham uma quantidade de cicatrizes igual ao número de pares do adversário. Esses combates se resolvem em uma rolagem.
Lutando contra outras coisas – use o mesmo sistema mas o combate se estende por vários turnos. A cada turno, verifique se a quantidade de cicatrizes não fez alguma característica abaixar.
Esquiva – ao invés de atacar o gato pode tentar se esquivar. Role LEGS. Não causa cicatrizes no oponente, mas cada valor par cancela um sucesso do oponente.
Morte – Quando quatro características do gato caírem para o valor 1, se não tiver mais nenhuma vida, estará morto.

Reputação
- Reputações apropriadas podem ser adicionadas à parada de dados.
- Toda ação que coloque a reputação do gato em risco, e ele não for bem sucedido durante a sessão de jogo, ocasionará a perda de um ponto nessa reputação.
- Um gato que tenha determinada reputação, quando vê você fazendo algo que justifique que você também tenha a reputação, pode declarar que você a merece. Você ganha a nova reputação na metade (arredondado para cima) do valor que o gato que deu a reputação à você, mas ele não pode voltar a usar essa reputação pelo resto da aventura.

Vidas
- uma vida pode ser usada para ter um sucesso automático em qualquer teste ou;
- uma vida pode ser usada para esquivar automaticamente de todas as cicatrizes que seriam obtidas naquela rodada.
Vidas gastas não podem ser recuperadas.

Estilo
Toda vez que você obter mais pares do que os necessários para ganhar um desafio, você recebe pontos de estilo.
- Anote na ficha. Cada ponto de estilo pode ser usado como um valor par automático em qualquer rolagem
- Use imediatamente para “editar” pequenos aspectos da cena colocando seu personagem numa situação melhor. O narrador pode ou não aceitar.

Magia
- Todo gato possui 5 + (TAIL) pontos de magia. Para fazer um truque, o gato tem de gastar 1 ponto de magia, o que dá a ele uma quantidade de dados igual ao seu TAIL. Cada ponto adicional gasto dará mais um dado para essa rolagem.
- Maldição do Penduricalho – qualquer coisa pequena em movimento perto do gato captura sua atenção e o impede de fazer qualquer coisa até vencer um teste difícil de TAIL, ou após 3 testes, mesmo que mal sucedidos.
- Gatos enxarcados não conseguem usar magia pelo resto do dia, mesmo que estiverem novamente secos.
- Gatos de raças sem cauda ainda possuem uma característica TAIL. Eles podem usar magia.
- Magia (truque) é feita gastando pontos de magia e rolando TAIL. Cada truque tem um valor minimo de TAIL para ser usado. Você não pode fazer um truque descrito como “best” se seu valor de TAIL for 4 ou menos.


-----------------
Esse resumo foi feito com base na edição de 2004. Gostou? Compre a edição revisada: http://rpg.drivethrustuff.com/product/92647/Cat-Revised--Expanded

3 comentários:

  1. Achei legal e dai eu descubro que eh o do mesmo autor de L5R :P

    ResponderExcluir
  2. As 3~4 jogadoras habituais da minha mesa adoram gatos, provavelmente gostarão desse livro. Obrigado por indicá-lo indiretamente com as regras traduzidas :D

    ResponderExcluir