sábado, 22 de março de 2014

Revitalizando dados de RPG

Seu dado velhinho de estimação perdeu o brilho? Está com manchas? Parece que foi para a guerra? Você pode facilmente fazer com que ele volte a ter a aparência de um dado novo, recentemente saído da loja. Veja essa dica.



Além do dado avariado, tudo o que você vai precisar é de uma lixa de polir unhas, daquelas bem finas, que vem numeradas de 1 a 3. O número 1 é a lixa mais grossa, o 2 a intermediária e o 3 é a mais fina.


Passe a lixa número 1 nas faces (nunca nas arestas) do dado, sem fazer muita força, removendo as imperfeições. Não se preocupe, o dado vai ficar opaco nessa hora. Toda vez que a eficiência da lixa diminuir, remova o pó passando-a sobre um pano macio seco. Você pode usar esse pano para limpar o dado também, removendo o pó que fica nos números. Em seguida, passe a lixa número 2, mais ou menos cinco vezes em cada face. Limpe o dado e termine passando a lixa 3 até obter o brilho que deseja.

Cuidado para não deformar o dado. Não lixe muito, apenas o suficiente para remover as imperfeições e dar brilho. Não faça força para não remover plástico demais. 

Antes:
 

Depois: 
   




Um comentário:

  1. Uma coisa que faço nos dados escuros quando a tinta começa soltar dos números, tornando-os inteligíveis, é passar giz (desses de lousa mesmo). Não resolve o problema pra sempre, mas pelo menos você não perde tempo tentando discernir se aquele número é um quatro ou um doze.

    ResponderExcluir