sábado, 29 de março de 2014

Restauração de livros: colando laminação solta

Quem coleciona livros da White Wolf conhece muito bem o problema. Devido ao manuseio ou umidade, livros antigos dessa editora acabam sofrendo a soltura e enrugamento da laminação plástica, e ficando com uma aparência horrível. Infelizmente não é possível reverter totalmente esse quadro. Mas é possível colar de volta grande parte da laminação solta e melhorar muito a aparência do livro. Veja o antes e o depois da aplicação da técnica que eu vou ensinar nesse artigo:

 
Você vai precisar de:

Um livro com laminação enrugada
Um secador de cabelos potente
Um pote de vidro com fundo arredondado e liso. Eu uso aqueles de patê, daquela marca famosa encontrada facilmente em geladeira de supermercados de todo o Brasil. 



Coloque o livro sobre uma superfície plana e firme. Ligue o secador de cabelos e aproxime da ponta de um dos "enrugamentos". Comece sempre na direção da lombada do livro para a borda da capa, ou seja de dentro para fora. Aqueça o plástico enrugado cerca de 1 a 2 minutos.


Imediatamente, encoste o fundo do pote de vidro no plástico enrugado e "empurre para fora, apertando o plástico sobre o livro, sem aplicar força demais, mas firmemente, seguindo o enrugamento até a borda do livro. A parte que estava bem aquecida ficará colada.

 

Repita a operação a partir do ponto em que a laminação não colou de forma satisfatória, por toda a extensão até a borda do livro. Faça isso no livro todo. Nem todas as marcas vão sumir, mas quando achar que já fez o que era possível pelo livro, aqueça novamente a capa toda com o aquecedor, e coloque-o sob uma pilha de livros pesados. Aguarde algumas horas até o esfriamento total.


Aviso: pode ser que no futuro a laminação volte a soltar. Assim que perceber que começou, volte a seguir os procedimentos explicados aqui.

Antes

Depois

Um comentário: