domingo, 21 de julho de 2013

Savage Worlds - Resumo das regras

O resumo abaixo é um auxiliar para consulta pelos jogadores, que eu uso durante as sessões de Savage Worlds. Não é um documento completo, muito menos bem explicado. Não tem todas as regras. Quem pretende mestrar Savage Worlds deve adquirir uma cópia do livro, que está baratinho no site da Retropunk.



Savage Worlds Resumo




SW Resumo
Personagens
- Carta Selvagem: personagens de jogador e NPCs importantes, rolam um dado selvagem (d6 identificável) junto com o seu dado de característica e escolhem o melhor valor


Testes
Teste simples: role o dado da característica contra uma dificuldade 4
Modificadores: tarefa fácil +2, tarefa difícil -2, tarefa muito difícil -4.
Ases: tirar o valor máximo do dado abre esse dado para uma nova rolagem com ele. Some os resultados. Aplique os modificadores depois dos valores somados.
Ampliações: Cada 4 pontos acima do que você precisa para ter sucesso é uma “ampliação”.
Tentativas não treinadas: role 1d4 e subtraia 2. O dado selvagem também recebe -2.
Rolagens resistidas: o personagem ativo rola primeiro, e se quiser gastar benes, tem de gastar agora. Só depois o oponente rola. Quem tirar valor maior, vence. O resultado perdedor é a dificuldade a fim de determinar Ampliações.
Rolagens cooperativas: o personagem rola e adiciona +1 para cada sucesso e cada ampliação que seus companheiros conseguirem, até um máximo de +4 para todas as tarefas exceto aquelas envolvendo Força, que não possuem máximo.
Rolagens em grupo: rolagem de Característica que não seja de combate para um grupo de Extras, role um dado de Característica junto de um Dado Selvagem. Pegue o melhor dos dois como sempre e trate como o resultado do grupo.
Olhos de Serpente: par de 1s, falha crítica.


Benes
- Começo da sessão: 3 benes por jogador
- Re-rolar um teste de característica: refaça a rolagem inteira e escolha o melhor resultado.
- Não pode ser usado em tabelas ou dano: exceto se especificado por vantagens
- Rolagens de Absorção:
- Benes do mestre: 1 por cada personagem de jogador, 2 por cada NPC Carta Selvagem


Combate
Alcance: quadrado de 1 polegada = 2m
Tempo: rodadas de 6 segundos
Extras aliados: divididos entre os jogadores para serem usados por eles
Iniciativa: baralho com os curingas; cada Carta Selvagem pega uma carta, aliados sob controle desse jogador agem junto; para cada grupo de NPCs extras o mestre pega uma carta; embaralhe sempre que sair um curinga; ordem decrescente do Ás até o Dois; empates são resolvidos pela ordem dos naipes: primeiro Espadas, depois Copas, Ouros e Paus. Curinga permite agir a qualquer momento na rodada, mesmo interrompendo a ação de outro personagem, e adiciona +2 a todos os testes de Característica nesta rodada e também +2 aos totais de dano; é possível Aguardar, agindo mais tarde a qualquer momento dentro da rodada, exceto nos casos em que ele fique Abalado, situação em que é obrigado a agir naquele momento. Se um personagem em Aguardar quiser interromper uma ação (incluindo um rival que também esteja Aguardando), ele e o oponente fazem rolagens resistidas de Agilidade. Aquele que tiver a rolagem mais alta age primeiro. No caso raro de um empate, as ações são simultâneas.
Surpresa: o lado que inicia a luta não saca cartas, mas começa a luta Aguardando. Vítimas de ataques surpresa têm de fazer rolagens de Perceber. Aqueles que tiverem sucesso sacam normalmente. Quem falhar não recebe nenhuma carta na primeira rodada do combate.


Movimento
Deslocamento: até seu movimento (quadrados) é ação livre e não causa penalidades.
Agachado: ½ movimentação, corre metade velocidade; ataques à distância contra ele sofrem penalidade de -1.
Prostrado: levantar-se custa 2 de movimento; Cobertura Média contra a maioria dos ataques à distância, mas os ataques à distância dentro de 3 quadros ignoram o modificador. -2 em aparar e -2 das rolagens de lutar em corpo a corpo.
Rastejar: 2 quadros por turno. Conta como prostrado caso seja alvejado.
Saltar: 1 quadro horizontalmente parado ou até 2 quadros com uma corrida para impulso. Rolagem bem-sucedida de Força garante um quadro extra de distância.
Terreno Acidentado: Conte cada quadro de terreno acidentado como dois para o propósito de movimento.
Correndo: pode correr um adicional de 1d6 quadros durante seu turno. Penalidade de -2 (a penalidade padrão por ação múltipla) em todas as outras ações enquanto estiver correndo.


Ações
Ações: preparar um item, sacar uma espada ou outras tarefas rápidas normalmente levam uma ação. Ações mais complexas, como acender uma tocha, vasculhar dentro de uma mochila para encontrar um item pequeno e assim por diante, podem exigir um número aleatório de rodadas (como 1d6 rodadas).
Preparando Armas: Sacar uma arma leva uma rodada inteira, mas um personagem pode fazer isso mais rápido se desejar. Entretanto, isso é uma ação e sendo assim inflige à penalidade padrão de -2 por ação múltipla na rolagem de ataque do personagem. Sacar duas armas de uma só vez, sacar uma arma de um local complicado (como de um coldre de tornozelo ou de dentro de um casaco) ou sacar uma arma grande ou desbalanceada (um rifle, uma espingarda, etc.), ainda inflige uma única penalidade de -2, mas exige uma rolagem de Agilidade. Se a rolagem falhar, a arma é sacada, mas o personagem não pode atacar nesta rodada.
Ação Múltipla: Cada tentativa de ação adicional em uma rodada subtrai 2 de todas as rolagens; não pode atirar mais do que a Cadência de Tiro da sua arma em uma rodada; não pode efetuar mais de um ataque de Lutar com a mesma arma em uma rodada; recebe um Dado Selvagem em cada ação; algumas ações menores são “livres” e não infligem penalidades por ação múltipla.


Ataques
Ataques Corporais: dificuldade = Aparar do oponente. Se seu ataque acertar com uma ampliação (ou mais), adicione +1d6 ao seu dano total. O d6 pode abrir da mesma forma que qualquer outra rolagem de dano.
Ataques à Distância: dificuldade à distância Curta = 4. Disparos à distância Média subtraem 2 da rolagem e disparos à Longa distância subtraem 4 da rolagem. Se seu ataque acertar com uma ampliação (ou mais), adicione +1d6 ao seu dano total. O d6 pode abrir da mesma forma que qualquer outra rolagem de dano. A Cadência de Tiro determina quantos dados de Atirar o personagem rola ao atirar com a arma. Esses disparos adicionais devem ser feitos ao mesmo tempo e cada ponto de CdT garante ao herói outro dado de Atirar. Uma pistola com uma CdT de 2, por exemplo, dá ao personagem dois dados de Atirar, que podem ser direcionados a dois alvos diferentes. Cartas Selvagens como sempre rolam um Dado Selvagem com a rolagem de Atirar, e podem usá-lo no lugar de um dos dados de Atirar se eles quiserem.
Cobertura: Atacantes sofrem penalidade para atingir um alvo atrás de cobertura; Cobertura Leve: -1 nas rolagens se a metade de seus alvos ou menos estiver oculta; Cobertura Média: -2 se mais da metade do alvo estiver fora de vista; Cobertura Pesada: A penalidade é -4 se apenas uma pequena parte do alvo for visível; Cobertura Quase Total: - 6 através de uma abertura muito estreita que oferece cobertura quase total, como uma seteira.
Iluminação: Penumbra -1 nas rolagens de ataque; Escuridão normal com alguma luz -2 e alvos não são visíveis além de 10 quadros; Escuro Como Breu alvos são invisíveis mas se um personagem souber aproximadamente onde a vítima está, poderá ser atacada com -4.
Atirando as Cegas: rolagem de Atirar com -4; caso acerte, o alvo pode fazer uma rolagem simples de Furtividade para ignorar o ataque (ele erra). A rolagem de Furtividade é feita com -2 se o ataque foi feito com uma CdT de 3 ou mais.


Dano
Combate desarmado: dado de força
Armas Brancas: dado de força + bônus da arma
Ataque à distância: bônus da arma
Ampliações: uma ou mais ampliações no ataque = +1d6 no dano (independente de quantas ampliações).
Resistência: o dano é comparado à Resistência do alvo
-sucesso: o alvo fica Abalado; se já estava Abalado, sofre um ferimento e permanece Abalado
- ampliações: o alvo recebe um ferimento a cada Ampliação
Efeitos de Dano:
- Abalado: na sua ação, rola Espírito; falha: permanece abalado e só pode fazer ações livres; sucesso: não está mais abalado mas só pode fazer ações livres; ampliação: não está abalado e pode agir normalmente; (pode gastar Benes a qualquer momento para remover a condição Abalado)
- Ferimentos: extras feridos são removidos do jogo, e cartas selvagens podem receber até 3 ferimentos; cada ferimento causa -1 de penalidade em testes de características e movimentação;
- Incapacitação: feridos demais para fazer qualquer coisa útil. Eles não podem efetuar ações e não sacam Cartas de Ação em combate; faça uma rolagem de Vigor imediatamente; total de 1 ou menos: morre; falha: recebe uma lesão conforme tabela, essa lesão é permanente e o personagem está sangrando; sucesso: recebe uma lesão conforme a tabela, essa lesão some quando todos os ferimentos desse ataque forem curados; ampliação: recebe uma lesão que some depois de 24h ou quando todos os ferimentos forem curados
- Sangrando: personagens Lesionados rolam Vigor no começo de cada rodada, antes das cartas de ação serem sacadas; sucesso: continua rolando a cada rodada; ampliação: estabiliza e não precisa mais de rolagens; falha: morre. Rolagem de Curar bem sucedida feita por outro personagem para o sangramento.


Tabela de Lesões
2D6
FERIMENTO
2
Impronunciáveis: Se a lesão for permanente, a capacidade reprodutiva está fora de questão sem uma cirurgia milagrosa ou magia. Não há nenhum outro efeito desse resultado.
3-4
Braço: Role aleatoriamente para o braço esquerdo ou direito; ele está inutilizado como na Complicação Um Braço (entretanto se o braço afetado for o primário, as penalidades de mão inábil ainda se aplicam ao outro).
5-9
Vísceras: Seu herói levou um ferimento entre a virilha e o queixo. Role 1d6:
1-2 Rompido: Agilidade é reduzida em um tipo de dado (mínimo d4).
3-4 Esmagado: Vigor é reduzido em um tipo de dado (mínimo d4).
5-6 Estourado: Força é reduzida em um tipo de dado (mínimo d4).
10
Perna: Recebe a Complicação Manco (ou Uma Perna se já era Manco).
11-12
Cabeça: Uma lesão atroz na cabeça. Role 1d6:
1-2 Cicatriz Horrenda: Seu herói agora possui a Complicação Feio.
3-4 Cego: Um olho é danificado. Recebe a Complicação Um Olho (ou a Complicação Cego se tinha apenas um olho bom).
5-6 Dano Cerebral: Trauma massivo na cabeça. Astúcia é reduzida em um tipo de dado (mínimo d4).


Rolagens de Absorção: gaste 1 Bene e role Vigor. Um sucesso e cada ampliação reduzem o número de ferimentos sofridos pelo ataque em um.
Regras Situacionais de Combate
Agarrar: Rolagem de Lutar para agarrar. Ampliação = inimigo Abalado; Defensor faz rolagem resistida de Força ou Agilidade para se libertar (qualquer outra ação com -4); Atacante pode fazer rolagem resistida de Força ou Agilidade para causar dano
Agrupar: Lutar +1 por atacante adicional; máximo de +4
Armas de Distância em Combate Corporal: Pistolas apenas; Dificuldade é o Aparar do defensor
Armas Improvisadas: Armas Pequenas: Distância 3/6/12, Dano For+d4, CdT 1, For Min d4, Ataque e Aparar -1; Armas Médias: Distância 2/4/8, Dano For+d6, CdT 1, For Min d6,
Ataque e Aparar -1, Armas Grandes: Distância 1/2/4, Dano For+d8, CdT 1, For Min d8, Ataque e Aparar -1
Ataque com a Mão Inábil -2 para Lutar/Atirar com a mão inábil
Ataque Rápido Efetua até 3 ataques de Lutar com -4; ou atira até 6 disparos de uma arma semiautomática ou revolver com uma penalidade de -4 em cada dado
Ataque Selvagem Lutar +2; Dano +2; Aparar -2 até a próxima ação
Ataque de Toque Lutar +2
Ataques de Área Alvos dentro do modelo sofrem dano, trate cobertura como armadura; rolagens de ataque perdidas causam desvio de 1d6 quadros para armas arremessadas, 1d10 quadros para armas lançadas; x1 para Curto, x2 para Médio, x3 para Longo
Ataques Localizados Braço -2; Cabeça -4, dano +4; Alvo Pequeno -4; Alvo Minúsculo -6
Atirando no Corpo a corpo Veja Espectadores Inocentes
Cobertura Leve -1; Média -2; Pesada -4
Dano Não-Letal Personagens são nocauteados ao invés de potencialmente mortos ao estarem Incapacitados
Defender Aparar +2; personagem não pode tomar outras ações
Defensor Desarmado Atacantes armados ganham +2 em Lutar
Defesa Total Rolagem de Lutar com +2 substitui Aparar se for maior
Desarmar Ataque -2; defensor faz rolagem de Força contra o dano ou larga a arma
Duas Armas Ataque -2; adicional de -2 para mão inábil se não for Ambidestro
Duplo Disparo/Rajada de 3 Balas Ataque e dano +1/ ataque e dano +2
Empurrar: Empurra o alvo 1 quadro com um sucesso e 2 com uma ampliação na rolagem de Força,
Pancada com Escudo: Como acima, mas causa Força de dano, +1 por um escudo pequeno, +2 por um escudo médio, +3 por um escudo grande, Derrubar Prostrado: O defensor é derrubado prostrado
Escuridão Penumbra -1; Escuridão -2, alvos não visíveis além de 10 quadros
Escuro Como o Breu Alvos precisam ser detectados para ser atacados com -4
Espectadores Inocentes Rolagem perdida de 1 em Arremessar ou Atirar (1 ou 2 com espingardas ou fogo automático) atinge alvo adjacente aleatório
Finalização Ataque e dano +4
Fogo Automático role um número de dados de Atirar igual à Cadência de Tiro da arma. Subtraia 2 por causa do recuo. Compare cada dado separadamente com a Dificuldade para verificar se ocorre um acerto. Cada dado rolado consome a cadência de tiro da arma em quantidade de munições (embora apenas 1 das balas tenha chance de acertar). Para suprimir uma área, use um modelo médio de explosão e role um Atirar só, incluindo todas as penalidades. Se o ataque for bem-sucedido, todos os alvos possíveis dentro da área fazem rolagens de Espírito, adicionando a essa rolagem quaisquer modificadores de cobertura que eles normalmente teriam contra de ataques à distância. Os que falham são Abalados. Aqueles que rolarem um 1 em seu dado de Espírito (independente de qualquer Dado Selvagem) são atingidos pelo ataque e sofrem dano normalmente. Fogo de supressão usa cinco vezes a Cadência de Tiro da arma em munição.
Fogo de Supressão Com uma rolagem bem-sucedida de Atirar, alvos num Modelo Médio de Explosão fazem uma rolagem de Espírito ou são Abalados; numa rolagem de 1 é atingido pelo dano normalmente
Golpe de Misericórdia Mata instantaneamente um inimigo indefeso com uma arma letal
Mirar Arremessar/Atirar +2 se o personagem não se mover
Obstáculos Se o ataque acertar apesar a penalidade do encobrimento, o obstáculo atua como Armadura
Plataforma Instável -2 para Atirar de um veículo ou animal em movimento
Prostrado Como cobertura Média; defensores prostrados têm Lutar -2, Aparar -2
Quebrando Coisas Objetos tem Aparar 2; Não conta bônus de ampliações ou Ases. Se a rolagem de dano igualar ou exceder a Resistência do objeto, ele é quebrado, retorcido, despedaçado ou de alguma outra forma arruinado.
Retirada de Combate Corporal Inimigos adjacentes recebem um ataque livre contra o personagem escapando
Testes de Vontade Intimidação (resistida por Espírito) e Provocar (resistida por Astúcia) em combate. Modificadores de +2 por situação, a critério do Mestre. Sucesso = bônus de +2 em sua próxima ação contra o defensor durante este combate. Ampliação = bônus e faz o defensor ficar Abalado.
Truques Descreva a ação; faça uma rolagem resistida de Agilidade ou Astúcia; oponente está com Aparar -2 até sua próxima ação; com uma ampliação, o inimigo está com Aparar -2 e Abalado


Tabela de Resistência de Obstáculos (para atacar através de objetos)
RESISTÊNCIA
OBSTÁCULO
+1
Vidro, couro
+2
Janela de vidro, escudo
+3
Parede de interiores moderna, folha de metal, porta de carro
+4
Porta de carvalho, folha grossa de metal
+6
Muro de blocos de concreto
+8
Muro de tijolos
+10
Muro de pedra, vidro blindado


Tabela de Resistência de Objetos
OBJETO
RES.
TIPO DE DANO (que pode afetá-lo)
Porta Leve
8
Contundente, Cortante
Porta Pesada
10
Contundente, Cortante
Fechadura
8
Contundente, Perfurante
Algemas
12
Contundente, Cortante, Perfurante
Faca, Espada
10
Contundente, Cortante
Corda
4
Cortante, Perfurante
Escudo Pequeno
8
Contundente, Cortante
Escudo Médio
10
Contundente, Cortante
Escudo Grande
12
Contundente, Cortante


Cura
Curar: tratar ferimentos sofrido dentro da ultima hora. Cada tentativa leva 10 minutos; só pode tentar uma vez, mas outro personagem pode tentar uma rolagem de Curar, mas uma vez tentado, o curandeiro fez tudo que podia por este paciente em particular. Sucesso: remove um ferimento; Ampliação: remove dois frimentos
Modificadores:
- O Curandeiro precisa subtrair os níveis de ferimento do paciente da sua rolagem de perícia.
- Um personagem ferido tentando curar suas próprias lesões sofre o dobro de ambos os efeitos (seus ferimentos mais a penalidade de ferimento na rolagem de Curar).
- Exige alguns suprimentos básicos como bandagens e água razoavelmente limpa. Se estes não estiverem disponíveis, o curandeiro sofre uma penalidade de -2 em sua rolagem.
- À Hora de Ouro: Depois de uma hora, apenas cura natural ou o poder de Cura Maior podem ajudar.
- Pacientes Incapacitados: Se uma vítima estiver Incapacitada, o curandeiro primeiro precisa tentar uma rolagem de Curar para remover essa condição. Ele pode então tentar rolagens adicionais de Curar para remover ferimentos reais.
Cura Natural: a cada cinco dias, rolagens de Vigor. Cartas Selvagens removem um nível de ferimento (ou sua condição de Incapacitado) com um sucesso ou melhoram dois passos com uma ampliação. Uma falha crítica em uma rolagem de cura natural aumenta o nível de ferimentos de um Carta Selvagem em um. Se o herói já possuía três ferimentos ele fica Incapacitado. Extras perdem sua condição de Incapacitado com um sucesso e morrem se eles rolarem um 1 em seu dado de Vigor. Subtraia penalidades de ferimento desta rolagem, assim como também qualquer dos modificadores abaixo. Esses são cumulativos, sendo assim viajar sob frio intenso com um ferimento é uma penalidade total de -5, por exemplo. Cuidado médico indica que alguém com a perícia Curar está ativamente examinando os ferimentos do paciente, trocando curativos, aplicando quaisquer medicamentos disponíveis e no geral cuidando do bem-estar do paciente.


Tabela de modificadores de cura
MOD.
CONDIÇÃO
-2
Viagem difícil; sem cuidados médicos; ou condições climáticas ruins, como o frio, calor ou chuva intensa
Cuidados médicos (1940 ou antes)
+1
Cuidados médicos (1941 ou depois)
+2
Cuidados médicos (2010 e além)


Consequências: Depois de um combate, os jogadores fazem rolagens de Vigor para todos os seus aliados feridos e o Mestre para os inimigos. Com um sucesso, o Extra está vivo, mas Incapacitado (falha indica morte). Com uma ampliação, os ferimentos foram apenas superficiais e o personagem pode agir normalmente.
-Andando Ferido: faça uma segunda rolagem de Vigor para cada um. Aqueles que conseguirem estão “andando feridos”– eles podem cambalear lentamente, mas ainda não podem lutar ou realizar outras ações úteis. Aqueles que não conseguirem a rolagem podem ser movidos, mas com risco de agravar suas lesões. Eles precisam fazer outra rolagem de Vigor por e a cada hora de movimento. Caso falhem, começam a morrer. Podem ser estabilizados com uma rolagem de Curar com -2, mas qualquer movimento adicional sem dúvida será fatal.


Regras Situacionais
Conflito Social: três rodadas, cada uma focando um argumento ou argumentos fortemente conectados; A cada rodada, o jogador interpreta seu argumento e faz uma rolagem de Persuasão (ou uma rolagem resistida de Persuasão se um rival estiver argumentando contra ele). Um orador acumula um sucesso por cada sucesso e ampliação na rolagem de Persuasão. Ao fim da terceira rodada ou conflito, o lado com mais sucessos “vence” o debate. Quanto mais sucessos mais convencido o alvo a ser persuadido foi, como mostrado na Tabela de Conflito Social. +2 ou -2 de modificador devido aos argumentos. Para debater argumentos que dependam de conhecimentos, o personagem rola o menor valor entre Persuasão e esse conhecimento.

Tabela de margem de vitória de conflito social
MARGEM DE VITÓRIA
RESULTADO
Empate
A questão é incerta e nenhuma ação é tomada até evidências novas e mais convincentes puderem ser apresentadas para reabrir as negociações. Num processo judicial, a defesa venceria com o ônus da prova cabendo à acusação.
1-2
O alvo não é inteiramente convencido, mas decide que é melhor prevenir do que remediar. Ele fornece a quantidade de apoio possível. Num processo judicial, o júri apenas sente uma dúvida razoável se a defesa vencer ou atribui a sentença mínima se a acusação vencer.
3-4
O alvo é razoavelmente convencido. Ele fornece a ajuda requisitada, mais ou menos, mas pode ter condições ou pedir favores em troca. Num processo judicial, o juiz proclama uma sentença severa se a acusação vencer. Se a defesa vencer o réu é inocentado de todas as acusações.
5+
O alvo tem certeza da sua decisão. Ele fornece mais apoio que o solicitado. Se a acusação vencer em processo judicial, o réu recebe a pena máxima.


Medo: rolagem de Espírito; sucesso = personagem consegue superar a situação e seguir em frente. Falha =depende se a causa do teste era de natureza grotesca ou aterrorizante.
- Medo/Náusea: Se a cena for grotesca ou horrível, o personagem é Abalado e precisa fazer uma rolagem de Vigor ou sofrerá severamente de náusea/choque mental que causa um nível de Fadiga pelo resto do encontro. Um 1 natural no dado de Espírito (independente do Dado Selvagem) também obriga a vítima a rolar na Tabela de Medo.
Terror: Uma ameaça aterrorizante, como uma criatura monstruosa ou um mal desconhecido, é muito mais intensa. Extras tipicamente são Apavorados. Cartas Selvagens precisam jogar na Tabela de Medo caso eles falhem em seu teste de Medo. Role 1d20 e adicione a penalidade de Medo do monstro, se houver, à rolagem (um -2 adiciona +2 a rolagem, por exemplo).


Tabela de Medo
d20*
EFEITO
1-4
Surto de Adrenalina: A reação de “lutar” do herói assume o controle. Ele adiciona +2 a todas as rolagens de Característica e dano em sua próxima ação.
5-8
Abalado: O personagem é Abalado.
9-12
Apavorado: O personagem imediatamente se move com sua Movimentação total mais dado de corrida pra longe do perigo e é Abalado.
13-16
Fobia Menor: O personagem ganha uma Complicação de Fobia Menor associada de alguma forma com o trauma.
17-18
Fobia Maior: O personagem ganha uma Complicação de Fobia Maior.
19-20
A Marca do Medo: O herói é Abalado e também sofre alguma alteração física cosmética – uma mecha branca aparece no cabelo do herói, seus olhos tremem constantemente ou algum outro tipo de alteração física menor. Isto reduz seu Carisma em 1.
21+
Ataque Cardíaco: O herói é tão sobrecarregado com medo que seu coração fraqueja. Ele fica Incapacitado e precisa fazer uma rolagem de Vigor com -2. Se for bem-sucedido, ele é Abalado e não pode tentar se recuperar por 1d4 rodadas. Se falhar, ele morre em 2d6 rodadas. Uma rolagem de Curar com -4 salva a vida da vítima, mas ela permanece Incapacitada.

*Adicione a penalidade de Medo da criatura como um número positivo a essa rolagem.


Perigos
Fadiga: estresse ou fraqueza que torna uma vítima menos efetiva e pode eventualmente levar a Incapacitação ou mesmo a morte. Diversos estágios de declínio antes de finalmente sucumbir ao seu trauma. Se recuperar varia com a fonte. Fome severa requer comida, frio requer aquecimento e assim por diante. Como exatamente a Fadiga é aliviada depende de como foi adquirida. Isso é explicado em cada Perigo.
-Fatigado: O herói cansa rapidamente. Todos os seus testes de Característica sofrem um modificador de -1. Se ele sofrer Fadiga novamente ficará Exausto.
- Exausto: O herói enfraquece rapidamente. Ele sofre -2 em todas as rolagens de Característica. Se sofrer Fadiga novamente, ele será Incapacitado a menos que a descrição do perigo diga o contrário.
- Incapacitado: A vítima desaba e é Incapacitada. Veja Efeitos de Incapacitação em cada Perigo para o que ocorre em seguida.




Alguns perigos comuns:
Afogamento: cada falha em Nadar adiciona um nível de Fadiga; Um personagem com pelo menos um d4 em Nadar não faz testes se as águas estiverem calmas. Águas agitadas = todos os personagens precisam fazer uma rolagem de Nadar a cada minuto. Águas correntes = rola a cada rodada. Forçado a boiar por longos períodos sem um dispositivo de flutuação = rola uma vez a cada hora. -2 se ele estiver tentando segurar alguma coisa; +2 se estiver vestindo um colete salva-vidas. Fora da água = recupera um nível de Fadiga a cada cinco minutos; efeitos de Incapacitação: Morte em um número de rodadas igual à metade do dado de Vigor da vítima. Se alguém puder resgatar a vítima dentro de cinco minutos da “morte”, ela pode ser ressuscitada com uma rolagem de Curar com -4.
Calor: 32ºC ou mais, se não for capaz de beber 4 litros de água por dia, rola Vigor a cada 4h. Falha = um nível de Fadiga; -1 da rolagem por cada adicional de 3º acima de 32ºC; +1 se interromper toda atividade física; +1 se o personagem tiver sombra substancial. Receber água suficiente = recupera um nível de Fadiga por hora. Incapacitação: sofre insolação e pode sofrer dano cerebral. Role Vigor. Se falhar, a Astúcia e Força da vítima diminuem em um passo permanentemente (até um mínimo de d4).
Fogo: Role o dano quando um personagem for queimado pela primeira vez e no início de cada rodada até ele estar livre das chamas. Sempre que alguma coisa inflamável for atingida pelo fogo, role 1d6. Em um 6, o alvo pega fogo. Alvos muito inflamáveis, como um espantalho, pegam fogo em um 4-6. Alvos voláteis, como uma pessoa encharcada de gasolina, pegam fogo com qualquer coisa menos um 1. A cada rodada após uma vítima pegar fogo (no início de sua ação), role como se estivesse checando para ver se a vítima pega fogo novamente. Se ele o fizer, o fogo aumenta de intensidade e causa o dano listado acima a cada rodada. Inalando fumaça: A cada rodada, uma rolagem de Vigor. Um pedaço de pano sobre o rosto adiciona +2 à rolagem e uma máscara de gás nega inteiramente a necessidade da rolagem. Se a rolagem falhar, o personagem recebe um nível de Fadiga.


Tabela de dano por fogo
DANO
DESCRIÇÃO
+2
Arma em chamas
1d10
Fogo Localizado”, como uma perna ou braço em chamas
2d10
Lança chamas
3d10
Lava


Machucados e Escoriações: lesões pequenas, rolagem de Vigor. Se falhar recebe um nível de Fadiga por machucados, escoriações, cortes e arranhões. O Mestre pode ocasionalmente permitir que personagens bem apoiados façam um teste de Agilidade para evitar este dano. Fadiga adquirida deste modo pode levar a Exaustão, mas não a ponto de ficar Incapacitado. Melhoram automaticamente um nível 24 horas após as lesões originais serem sofridas. Uma vítima não pode ser Incapacitada por Machucados e Escoriações.
Queda: dano 1d6+1 a cada 3 metros caídos (arredondado para cima), até um máximo de 10d6+10. Trate cada 2 quadros como 3 metros. Água: reduz o número de dados rolados pela metade (arredondado para baixo) e uma rolagem de Agilidade significa que o personagem mergulha e não recebe nenhum dano, entretanto ele é automaticamente Abalado se mergulhar de uma altura maior que 15m. Uma queda maior que 15 quadros (30 metros) requer uma rolagem de Agilidade com -2 para evitar o dano. Terreno particularmente macio, como neve profunda, atua como um colchão. Cada meio metro de neve macia reduz o dano em um ponto.
Sono: mínimo de seis horas de sono a cada 24 horas. Rolagem de Vigor com um redutor cumulativo de -2 a cada 12 horas subsequentes (penalidade máxima de -6). Uma grande quantidade de café, refrigerante ou outro estimulante adiciona +2 a rolagem. Ao invés de morrer, um personagem que sofra muito desta Fadiga devido à falta de sono simplesmente cai inconsciente por 4d10 horas. Recuperação: Cada quatro horas de um sono reparador remove um nível de Fadiga. Efeitos de Incapacitação: Um personagem que sofrer esta quantidade de Fadiga simplesmente cai em um sono profundo por 2d10 horas.



6 comentários:

  1. Ótimo. Muito bom. Tudo que eu precisava para por na mesa do Firecast. Obrigado! ^^

    ResponderExcluir
  2. Conteúdo muito bem escrito e resumido. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  3. Excelente resumo, parabéns! Você poderia fazer uma versão em pdf desse resumo? É que fica mais fácil para imprimir e entregar aos jogadores

    ResponderExcluir