sexta-feira, 19 de julho de 2013

Faça você mesmo: grid de combate apagável totalmente artesanal

Se você é RPGista das antigas, que prefere fazer o material de jogo à mão a imprimir, essa dica serve para você. Eu preparei um grid de combate em papel cartão, sem usar nenhum recurso de computador, e resolvi postar o passo a passo aqui.




Você vai precisar de:

- régua graduada em polegadas
- papel cartão branco
- tinta nanquim escolar
- pincel macio estilo chinês, fino e grosso (vendido em lojas de 1,99)
- água
- contact
- canetas para quadro branco para desenhar sobre o grid.

Em primeiro lugar, defina o tamanho que ficará o seu grid e desenhe o quadriculado no papel cartão.


Eu defini que o meu teria o tamanho igual a 2 vezes a capa de um livro de D&D, e que depois de pronto, eu cortaria ao meio, ficando aproximadamente do tamanho do livro, para poder caber na mochila sem ter de dobrar.

Em seguida, molhe o pincel com água, e molhe só a pontinha no nanquim. Pinte toda a peça com essa tinta bem aguada, em movimentos irregulares. Não tenha medo de molhar o papel cartão.




Aguarde um pouco para a tinta penetrar, e depois passe o pincel molhado de forma ordenada para suavizar as manchas.



Espere secar.


Trace linhas verticais e horizontais sobre os riscos à lápis. No grid que eu fiz, eu usei um pincel mais fino, e nanquim, e fiz à mão livre. Se você quiser, pode usar pincel bem fininho, ou mesmo usar canetinha e régua, para um resultado uniforme.





Espere secar. Caso você tenha feito as linhas com nanquim, e achou que o fundo do grid ainda não ficou muito manchado, pode acrescentar mais manchas na forma de pingos feitos com pincel e tinta aguada. Chacoalhe o pincel sobre a folha para pingar.


Espere um pouco para que a tinta penetre. Antes que seque, entretanto, você deverá remover o excesso colocando sobre as gotas um chumaço de papel higiênico macio. Não esfregue. Apenas coloque e retire o papel.




Espere secar bem, antes de recortar as rebarbas e aplicar o contact. No meu caso, eu dividi o grid em 2 partes.



Após o contact aplicado, é só usar.





Detalhe final: as duas partes do grid colocadas lado a lado. Nem parece que são peças separadas, a emenda fica bem menos visível que emenda de grid dobrado.




10 comentários:

  1. Bem legal, eu não gosto muito de grids, prefiro cenários daqueles que não são nada portáveis rs. Estou tentando descobrir como fazer boas miniaturas que não sejam de papel, as originais são muito caras aqui no Brasil.
    De qualquer forma pra levar num encontro de RPG ou coisa do tipo é bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal. Gostei. Parabens!

    So suavizaria as linhas do grid. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um teste, hj eu usaria uma tinta mais clara e um pincel mais fino

      Excluir
  3. Boa Graci!
    Nada como por a mão na massa... Falando em massa: Mortis, você pode praticar faznedo miniatura com massa de biscuit, que você compra no quilo em lojas de artesanato. Ou improvisa fazendo em casa mesmo, usando uma receita aí com farinha-de-trigo. Aqui em BH, pelo preço da farinha, creio que sai mais barato comprar a massa em loja mesmo. Só não rola muito fazer em escala 28/32mm, precisa fazer maior pra não sofrer na hora de dar acabamento.

    [não faço nada com biscuit, minha cunhada que vive mexendo com isso]

    ResponderExcluir
  4. Ja fiz um desses e realmente fica muito bom. muito obrigado pela dica. Só recomendo passar duas mãos de verniz bem grossa, fica bem durável e resistentes a amassões :)

    ResponderExcluir
  5. so depois usar um algodao para apagar o que vou escrito?

    ResponderExcluir
  6. Fiz como ensinado e saiu certinho, estou muito feliz com o resultado, muito obrigado :)

    ResponderExcluir