domingo, 26 de maio de 2013

Esquenta EIRPG - Impressões

Ontem tivemos o mini-evento "Esquenta EIRPG" em São Paulo, na livraria Geek.etc.br, organizado pela Devir. Por motivo de idiotice minha, eu esqueci meu tablet e não deu para tirar fotos, mas mesmo assim, vamos às minhas impressões sobre o evento.


- O local: Foi utilizado um espaço para exposições aos fundos da livraria Cultura, bem em frente à entrada da Geek. O espaço é bem legal, aberto, arejado, com o único defeito que por ser sob a rampa dos fundos da livraria Cultura, de vez em quando funcionários da livraria passam com carrinhos pesados e barulhentos pela rampa, e nesses segundos, é necessário parar um pouco porque escutar é impossível. Mas como eu falei, é de vez em quando, e não chega realmente a atrapalhar. Além disso o lugar é aberto para o Conjunto Nacional, o que permite a transeuntes verem o que está acontecendo, e quem sabe se interessarem. Particularmente, eu gostei do lugar, e a livraria Geek deveria torná-lo um espaço permanente para mini-eventos de RPG, como ocorrem em diversas cidades Brasil afora. Um evento mensal ali é tudo o que São Paulo precisa.

- O evento: Gostei bastante do evento, apesar de ter tido um problema com os cadastros de mesas. Eu me cadastrei para mestrar duas mesas, o sistema da Devir me confirmou como Mestre, mas a minha reserva não apareceu para os organizadores. Com isso, só consegui narrar uma. Foi um pouco frustrante, pois eu ia narrar 2 aventuras diferentes, gastei tempo preparando ambas, e só consegui narrar uma. Devir, precisa consertar seu sistema... Não culpo os organizadores, entretanto. O Jaime Daniel fez de tudo mas não deu... Motivo: NÃO SOBROU MESA!!! A procura foi enorme, o que mostra que há público e interesse para mini-eventos gratuitos, e torná-los regulares, na minha opinião, seria muito mais efetivo para alavancar o RPG do que fazer um evento único anual.

- As mesas: a maioria das mesas estava lotada, e com pessoas empolgadas jogando. Sinal que diferente do EIRPG, onde 90% dos Mestres vão pelo kit dado a quem narra, ali realmente o pessoal se empenhou na preparação das aventuras. Sugestão para a Devir, que eu sei que vai ser cruel e vai ser muito criticada: parem de dar kit de mestre para todos que narram no EIRPG. Façam os jogadores da mesa preencherem um papel dando uma nota pra mesa, e só os mestres que tiverem rendimento satisfatório vão ganhar o kit. Assim o pessoal que vai narrar se empenha, ao invés de fingir que mestra pra poder ganhar o kit. Vai dar um pouco de trabalho pra vcs olharem essa nota, mas eu acredito que isso venha a acabar com o problema de mesas péssimas que sempre tem no evento.

É isso aí, eu realmente espero ver mais eventos nesse local. Quem sabe, até mensalmente. Sem kit de mestre... quem sabe não substituem isso por sorteios entre todos os mestres e entre todos os jogadores?

Graci


(obs: agradeço se alguém disponibilizar fotos para eu colocar nesse post. Os créditos serão devidamente dados)

2 comentários:

  1. Olá Graci, descobri o teu blog por acaso e gostei muito dele.
    Quanto ao teu post, concordo sobre a necessidade de termos um espaço permanente para os jogadores de RPG.

    ResponderExcluir
  2. Olha nao fui ao evento e fiquei com vontade, mas a ideia de o jogador dar nota pro mestre eu nao concordo, pois ja aconteçe muito do mestre fazer uma historia legal e o jogador por nao ter o que ele quer (impossivel agradar a todos) da uma nota baixa e o cara nao vai ganhar o kit dele?

    Na minha opiniao (de merda) o Kit é somente pra incentivar o cara a narrar e ter mesas disponiveis, entao pelo menos mesas vao ter... pq se nao tiver nem o kit, as mesas vao ficar vazias ou vao ficar as panelinhas.

    Jogo e narro a 15 anos, e sempre narrei nos EIRPG, sendo pelo kit ou nao, porem nao posso mentir e falar que nao é bom ganhar o kit por que é, mas eu sempre gostei de narrar para iniciantes para ensinar o RPG, acho justo em troca disso, criar novos jogadores, e ganhar algo da safada da DEVIR.

    ResponderExcluir