domingo, 20 de janeiro de 2013

Receitas rápidas e fáceis para servir durante jogos de RPG


Receitas RPGísticas da Graci


Vai receber os amigos para jogar em casa, e quer servir algo melhor que salgadinhos e bolachas? Está sem tempo? Não tem a mínima aptidão com a cozinha? Não se preocupe. Nesse artigo, eu vou colocar uma série de receitas simples e dicas de alimentos para servir durante os jogos.



Patê de Ricota

Base:

1 ricota pequena amassada com o garfo (aprox. 200 g)
1 cebola pequena ralada
2 colheres de sopa rasas de margarina sem sal
100g de requeijão cremoso
sal a gosto se necessário (vai depender do sabor do patê)

A base para o patê é feita dourando a cebola na margarina, e em seguida, acrescentando a ricota e os ingredientes que vão dar o sabor do patê. Refogue por 1 minuto, mexendo sempre.

Em seguida, retire do fogo, acrescente o requeijão e bata em processador de alimentos ou mixer até obter a textura desejada.


Patê de Ricota com Azeitonas pretas

Para o patê de azeitonas pretas, acrescente 2 colheres de sopa rasas de patê de azeitonas pretas La Violetera . Não precisa acrescentar sal. Se achar que o patê ficou suave demais depois de pronto, é só colocar mais patê de azeitonas.

Patê de Ricota com Tomates Secos

Para o patê de tomates secos, acrescente 50g de tomates secos picados bem pequenos, sal, ervas finas e noz moscada a gosto.

Patê de Ricota com Cebola e Salsa

Acrescente salsinha e cebolinha frescas picadas e sal a gosto. A quantidade depende do sabor que você deseja para o patê, mas uma boa medida é 2 colheres de sopa de cada. Se ficar muito fraco o sabor, você pode acrescentar mais cebolinha e salsa frescas e bater de novo.


Patê de sopa instantânea super rápido

1 pacote de sopa instantânea Knorr Quick sabor Espinafre ao Creme (deve ficar bom com outros sabores e marcas, mas não use as que tem torradinhas)
250 g de creme de ricota (1 embalagem) ou Cream Cheese (quase 2 embalagens pequenas)
leite suficiente para dissolver a sopa

Em uma tigela de fundo redondo, coloque o envelope de sopa. Ferva o leite e acrescente lentamente na sopa, mexendo para que fique na mesma consistência do queijo. Vai pouco leite, mas o importante é estar fervendo senão a sopa não dissolve. Em seguida, misture o creme de ricota ou cream cheese. No caso do cream cheese, pode ser necessário colocar um pouco mais de leite para regular a consistência.


Patê de Sardinha

Ingredientes:

250g de sardinha em lata
250g maionese (um vidro pequeno)
1 cebola pequena ralada
2 colheres de sopa rasas de margarina sem sal
salsinha a gosto

Modo de fazer:

Limpe a sardinha (remova escamas, ossinhos e eventuais vísceras) e esmague com o garfo. Refogue a cebola na margarina até dourar. Acrescente a sardinha, a salsinha e refogue por mais um minuto, mexendo sempre. Retire do fogo, espere esfriar um pouco e misture a maionese.


O segredo do sucesso para os patês é servir com algo que acentue o seu sabor. Eu prefiro a torradinha “Marilan Magic Toast”, que tem sabor muito suave. Mas pão de forma, francês, italiano, sírio ou sueco funcionam bem.


Guacamole

Ingredientes:

2 abacates maduros mas firmes
3 limões
1 cebola pequena ralada
pimenta dedo de moça picada a gosto
salsinha a gosto
sal a gosto

Modo de fazer:

Amasse os abacates com um garfo. Essa receita depende muito do tamanho dos abacates, da ardência da pimenta, do tamanho da cebola e da quantidade de suco no limão, então o ideal é ir misturando tudo aos poucos e experimentando. Se gostar mais apimentado, acrescente molho de pimenta Tabasco Jalapenõ (verde). Opcionalmente, substitua a salsinha por coentro. Sirva com Doritos ou torradinhas Marilan Magic Toast.



Maçã com gelatina

Ingredientes:

15 maçãs gala de tamanho médio para grande
3 pacotes de gelatina sabor pêssego
1 copo e meio de água

Modo de fazer:

Descascar as maçãs e cortar em 4 pedaços (retirando as sementes). Acomodar na panela de pressão, colocar 3 pacotinhos de gelatina e a água por cima, molhando a gelatina. Fechar a panela e colocar em fogo alto. Quando a pressão mudar de um chiado único para um "tchi-tchi" (ainda fraco) contar um minuto e apagar o fogo. Espere amornar, para só então abrir a panela. Coloque na geladeira e sirva gelado. Essa receita fica parecendo pêssego em calda.

já tinham devorado metade da tigela quando eu tirei a foto XD



Mousse de maracujá

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
250 mL de suco concentrado de maracujá (aquele de garrafinhas de 500mL, prefira as marcas com maior rendimento)
1 pacote de gelatina sabor maracujá

Modo de fazer:

Com algumas horas de antecedência, coloque a lata de creme de leite na geladeira, de cabeça para baixo, para que o soro se separe do creme. Vire a lata, faça dois furos na parte de cima, e despeje em uma xícara.

Ferva 250mL de água e dissolva a gelatina.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 4 a 5 minutos. Despeje em uma tigela ou potinhos individuais.

Opcionalmente, você pode fazer uma calda para decorar a mousse, com 100mL de suco de maracujá, 2 colheres de sopa de açúcar e 1 colher rasa de maisena. Misture os ingredientes ainda frios e leve ao fogo médio mexendo sempre até engrossar e a maisena ficar transparente. Para substituir as sementes na decoração da mousse, você pode usar gotas de chocolate.


Pavê de Limão

1 lata de creme de leite sem soro
1 lata de leite condensado
1/2 xícara de suco de limão
250g de bolacha maisena
leite para molhar a bolacha
baunilha
raspas de limão

Bata no liquidificador a mousse com o creme de leite, leite condensado e suco de limão (retire o soro como explicado na receita de mousse de maracujá)

Coloque uma camadinha no fundo de uma travessa retangular ou quadrada.

Molhe as bolachas rapidamente no leite com 1 gota de baunilha); vá intercalando 1 camada de bolacha e 1 de mousse.

Finalize com uma camada mais grossa de mousse e as raspas de limão. Deixe na geladeira até o dia seguinte ou no mínimo por 5 horas.

Sirva gelado.

Dica: algumas marcas de bolacha maisena são mais doces que outras. Se você preferir um pavê menos doce, escolha as marcas menos doces, que são geralmente as mais baratas. Eu testei e aprovei a marca Renata, que além de menos doce, tem um formato que ajuda na montagem).


Frutas

Algumas frutas aguentam bem depois de picadas, se mantidas na geladeira até a hora de servir. Pique manga palmer ou haden, melão, morango, melancia, abacaxi, kiwi, uva sem semente, etc. Escolha frutas da época para economizar.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário