sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Manual de boas maneiras para jogar RPG em locais públicos e lanchonetes


Olá, pessoas

Vejo muita gente reclamar da falta de lugares para jogar. Mas também vejo muitas atitudes que fariam eu mesma expulsar os jogadores e proibir de jogar ali, se eu fosse a administradora do local. Por isso resolvi criar essa pequena lista de boas maneiras, que ajuda muito na hora de conseguir o seu lugarzinho para o jogo.



  1. Todo lugar público tem suas regras. Respeite-as.
    Não é porque você está jogando num Centro Cultural, Biblioteca ou num Parque que pode fazer o que bem entender. Alguns lugares proíbem comida, outros exigem um certo nível de silêncio, etc. Procure saber as regras do lugar antes de se sentar para jogar.

  2. Estabelecimentos comerciais são espaços particulares, não públicos.
    Uma lanchonete que permite que se use seu espaço para jogar RPG ainda é uma lanchonete. Suas mesas são destinadas a pessoas que irão consumir as coisas que o local vende. Então, se você for usar mesas de lanchonete para jogar, compre e consuma prioritariamente os produtos dessa lanchonete. É claro que não há problema de um ou outro levar uma pequena guloseima para dividir com os outros, ou em casos de problema de saúde que exijam alimentação diferenciada, mas como um todo, o grupo de jogo deve consumir o suficiente do estabelecimento comercial em que fica horas ocupando as mesas, para deixar o dono do local satisfeito. Lembre-se: os donos de estabelecimentos comerciais tem sim o direito de pedir a retirada de qualquer um que estiver ali e não estiver consumindo, para ceder a mesa para os clientes. E jamais jogue em praças de alimentação de shopping. É pedir para arrumar encrenca.

  3. Se você não sabe se em um determinado lugar é permitido jogar RPG, pergunte ao dono ou responsável.
    Um dia, num passado distante, num feriado, combinamos de jogar em um local que estávamos acostumados, e o lugar estava fechado. Ficamos rodando por mais de meia hora até encontrar um boteco simpático que nos acolheu. Um dos donos de lanchonete o qual tentamos, disse que até entendia que o nosso jogo não era um jogo de azar, mas como ele já tinha sido multado por jogos de azar no bar dele, não deixou que rolássemos nossos dados por lá. Direito dele.

  4. Respeite as outras pessoas 
    Muito do preconceito com relação ao RPG vem do fato de vários grupos parecerem um bando de retardados aos olhos de quem está em volta, quando estão jogando. É claro que a gente se empolga, e torcer, comemorar, elevar um pouco a voz, tudo isso são sinais de um jogo bom. Mas tome cuidado para ver se não está incomodando quem está em volta. Imagine que chato o dono da lanchonete vir reclamar que você está incomodando os clientes. Ele pode até ter de vir a proibir o jogo por pressão das outras pessoas.

  5. Cultive com carinho o local de jogo: plante, regue e colha. (isso soou emo  ._.)
    Fazer amizade com quem administra o local, ser gentil com as pessoas que o frequentam, deixar tudo limpo e arrumado quando sair. Sinais de que somos pessoas educadas, não é mesmo? Pessoas educadas costumam ser bem vindas. Infelizmente, e não por coincidência, os grupos que não agem dessa forma são os mesmos grupos que têm dificuldade em encontrar espaços para jogar RPG. Por quê será?

Na hora de escrever esse artigo, eu não fui atrás de leis, direitos e deveres. Ele é pautado em princípios de educação e bom senso, apenas. Isso por si só deveria ser suficiente. Nunca tive problema em encontrar locais para jogos. Nunca fui convidada a me retirar de algum lugar em que estava jogando. Sempre agi conforme os princípios que eu citei acima. Se dá certo comigo, deve dar com você.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário