sábado, 5 de janeiro de 2013

Encapando livros – parte 1 – Restauração da capa e aplicação do plástico.

Olá

Já faz um tempinho, eu comprei num sebo um livro de RPG e aproveitei a oportunidade para criar esse tutorial ensinando como eu encapo meus livros. São fotos e 2 videozinhos de alguns passos chave do processo. Aqui está o livro.  


Parece em ótimo estado e realmente está, mas às vezes os sebos fazem as marcações de preço com lápis. As mesmas podem ser removidas com uma borracha de boa qualidade. Não use borrachas ruins, elas só piorariam a situação.




Muita gente não gosta de encapar, diz que fica com bolha e descola depois de um tempo. Eu tenho livros que encapei a quase 10 anos e o plástico está perfeito. Muitos dos problemas relacionados ao plástico descolando depois de um tempo, ficando com a cola “melequenta”, são culpa da sujeira que estava grudada na capa do livro antes dele ser encapado. Por isso eu sempre passo um algodão com álcool em gel antes de começar a encapar.  





Esse livro em especial, comprado em um sebo, estava bem empoeirado, como pode ser visto na imagem a seguir.  





O próximo passo é dar uma melhorada na aparência da capa, “maquiando” as partes estragadas. Não se trata de uma restauração verdadeira, e sim de um quebra-galhos que vai impedir que se perceba só batendo o olho que a capa está machucada, e também vai aumentar a durabilidade das pontas das capas.





O primeiro passo é escolher alguns lápis de cor que lembrem a cor da capa.  




Começando do mais claro para o mais escuro, eles devem ser passados nas partes estragadas, não com a ponta e sim com a lateral, fazendo com que a cor do papel e papelão fique aproximadamente da cor da capa do livro.

  


Não se preocupe se parecer mais claro, é melhor mais claro que mais escuro.

Agora vem um passo importante. O papel plastificado que recobre o livro age como proteção física. Se ele foi removido, aquela parte da capa ficou vulnerável. Principalmente as quinas dos livros ficam muito moles quando esse papel rasga. Eu já usei alguns materiais com sucesso para endurecer as quinas estragadas, mas nenhum até hoje supera a base para unhas (sim, esmalte de unha!). Melhor se usar base para unhas fracas ou brilho protetor para esmalte, pois ambos quando secos, além de grudar as fibras de papel entre si, ainda dão uma endurecida na coisa. Após aplicar, remova os excessos com os dedos e espere secar completamente antes de encapar o livro.
  


 Veja como ficou depois de aplicado, nesse caso, o brilho protetor para esmalte.



Enquanto a base termina de secar, você pode cortar o plástico adesivo. Corte sempre de um tamanho que fique com uma borda de 2 centímetros para cada lado.




Esses plásticos vem enrolados com a parte brilhante para dentro do rolo. Se você tentar aplicar enrolado assim terá muito trabalho e o resultado final será ruim. Enrole ao contrário, tomando o cuidado para não dobrar nem amassar, até que ele fique esticado.   





 Não use se nesse momento surgirem bolhas entre o plástico e a película protetora, é sinal que você está usando um plástico velho demais, ou que foi submetido a condições erradas de armazenagem. Isso vai comprometer a durabilidade do trabalho final. Depois de desenrolado, dobre uma borda de 3cm, como na figura abaixo, e retire o papel protetor apenas nesses 3 centímetros.


 Centralize no livro e aplique bem retinho, sem puxar nem fazer força, e deixando 2cm para fora.



Agora vem a parte complicada, que é como aplicar a película sem formar bolhas. Como eu não sei explicar, fiz um vídeo:


Faça desse jeito até o final, passando o dedo gentilmente, sem fazer força, puxando o papel protetor aos pouquinhos, e removendo as bolhas de ar. Não se preocupe se ficar com a aparência da imagem abaixo. Parecem ser bolhas, mas não são, são apenas sinais de que o plástico ainda não aderiu por completo. Isso some em cerca de uma semana, com o encolhimento natural da película.  



  
Na parte 2 desse tutorial, será explicado como fazer o acabamento.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário