domingo, 23 de dezembro de 2012

Retrospectiva RPGística da Graci de 2012


Olá

O ano de 2012 foi meio conturbado no que diz respeito a internet e RPG. Briguei com algumas pessoas, me afastei de projetos que eu gostava muito por causa de cabeças-duras ligadas aos mesmos, migrei do Multiply para o Blogger, recusei parcerias, desisti de algumas ideias.

Entretanto, se na internet as coisas deram muito errado, em termos de mesas, foi o contrário. Estabeleci grupos com pessoas muito legais, que jogam e narram bem, e que também são bons amigos. Meus fins de semana foram lotados de mesas, e eu tive de recusar algumas. Conheci sistemas novos, dois dos quais eu narrei sem nunca ter jogado. Foi o um dos melhores anos RPGísticos que eu já tive.

Esta é a Retrospectiva RPGística da Graci de 2012:



Destaque especial do ano

Sem sombra de dúvida, Scion deve ser coroado como o destaque de 2012. Foi o que eu mais narrei, e também um dos que mais joguei. A maioria das cenas memoráveis aconteceu durante as sessões desse jogo (e também muitas das pérolas).









A melhor campanha de 2012

Considero a campanha de Trevas “This is our land!” do Luis Arevalo a melhor que joguei em 2012. O cuidado dado aos personagens, ao cenário, as surpresas e reviravoltas, e a expectativa para as próximas mesas em 2013 fazem dessa campanha a minha escolha obrigatória. Eu não conhecia o cenário de Trevas, já tinha jogado muita coisa em Daemon. Admito que tanto o sistema como o cenário tem furos, mas o Luis trabalha muito bem os furos costurando as pontas soltas como poucos narradores conseguem fazer.



As boas surpresas

Espírito do Século e Marvel Heroic foram dois jogos comprados praticamente no escuro. Eu sabia pouco deles além dos elogios e leituras rápidas de resenhas. Devorei os dois títulos e me lancei a jogar ainda sem dominar as regras. Normalmente quando você narra assim com a pressa que eu narrei, muita coisa sai errada. E sim, eu cometi alguns deslizes. Mas o “test drive” de ambos os jogos foi um sucesso completo, e pretendo conseguir tempo para narrar novamente no futuro.

O que mais eu narrei

Além dos títulos já citados, também narrei Rastro de Cthulhu, Exalted e Dark Ages Vampire.


O que eu andei jogando

Este ano eu joguei bastante coisas variadas. Conheci Shadowrun 4ª ed, e gostei bastante. Joguei Call of Cthulhu 6ª ed, Changeling os Perdidos, Mago o Despertar e Mago a Ascensão, várias aventuras curtas explorando o cenário de Trevas, Vampiro a Máscara – Sabá, live action de Vampiro Era Vitoriana, conheci o exótico RPG oficial de MIB - Homens de Preto, e resisti bravamente às inúmeras tentativas de me fazerem jogar RPGs de zumbi XD

Nos jogos por fórum, joguei Lobisomem o Apocalipse e um pouco de D&D 3.5


O que eu comprei em 2012

Este ano foi sem dúvida um dos que eu mais comprei livros de RPG. A lista é imensa, mas tem alguns destaques:

Wraith the Oblivion – Este ano consegui exemplares da primeira e da segunda edição e um bocado de suplementos. Preciso lê-los com urgência.





Shadowrun edição de 20º Aniversário – Como eu já disse, gostei bastante desse cenário, e o sistema é complexo, mas funciona. Está na minha lista de “a ler”

Marvel Heroic Roleplay Basic Game – Um dos sistemas mais malucos e funcionais para supers que eu já vi. Lembra muito o Marvel SAGA (o das cartinhas). Esse eu recomendo a todos: comprem, leiam e joguem.

As fotos de quase todos os livros de RPG que eu tenho, incluindo os comprados em 2012, podem ser vistas aqui: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.200958683275767.46007.100000849092021&type=1&l=4034ff9ddf


Expectativas e planos para 2013

Eu sei que não vou conseguir cumprir nem metade do que eu queria fazer em 2013, que isso é que nem promessa de regime, mas mesmo assim lá vamos nós:

  • Ler e narrar Wraith The Oblivion
  • Ler e narrar Savage Worlds 
  • Ler os livros de Pathfinder comprados entre final de 2011 e o ano de 2012
  • Ler Changeling os Perdidos e Mago o Despertar
  • Ler e narrar Call of Cthulhu 6ª ed
  • Narrar mais mesas de Marvel Heroic

Conciliar isso com a minha campanha de Scion que está indo para o nível Demigod e também com a de Dark Ages Vampire que está esquentando não vai ser fácil. Eu já jogo e narro coisas demais, mas mesmo assim vamos tentar.


Você que tem um blog, faça também sua retrospectiva!

Graci

2 comentários:

  1. Se for narrar marvel eu quero jogar...
    O Mago: O Despetar e o Changeling: os Perdidos são muito bons, eu recomendo

    Graci, Feliz Natal e um otimo ano novo
    que 2013 seja um ano RPGistico melhor que 2012

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir