terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Prop para RPG: Couro Falso com coador de café usado



Essa técnica eu peguei num programa feminino desses que passam na TV, e só dei algumas adaptadas para simplificar e baratear o processo. Mas note que a sequência que parece exagerada de termolina, verniz, e mais verniz, é necessária para que o resultado final fique realmente parecendo couro e não papel colado.



Material e dicas preliminares:

- uma peça de mdf no formato favorito. Dá para aplicar em papelão, e fica excelente em cadernos capa dura. Mas nesse caso, você vai ter de arrancar o papel plastificado que vem na capa do caderno, senão o papel não adere.
- Lixa de madeira fina (ex: nº 220)
- Coador de café usado. Tem um truque para preparar. Apenas jogue fora o excesso de pó de café, e coloque para secar no varal com o resto de café dentro. Depois de seco, abra com a mão, e retire o pó com pincel duro ou escovinha. Com isso, o coador fica mais escuro e manchado, acentuando o efeito.
   


- cola branca de rótulo azul. Note que você não vai usar a cola branca direto do tubo, pois é muito grossa e deixa calombos ao secar. Prepare uma mistura de ¾ de cola branca e ¼ de água.
- rolinhos de espuma pequenos. Tenha pelo menos 2, um para aplicação da cola e da termolina, um para o verniz acrílico. Lave imediatamente após o uso (ou mantenha mergulhado na água) e não misture o rolinho de cola e termolina com o de verniz. Não aplique verniz com o rolinho úmido, pois cria bolhas. Mas com a cola e a termolina, pode fazer com ele úmido que não dá problema. Se preferir, aplique o verniz com um pincel macio. Teste os materiais que tiver em casa para baratear o custo. 
- pincel chato de cerdas duras nº 18 (os da marca tigre tem código 815), será usado para pintar a parte de dentro da caixa, e também pode ser usado para aplicar verniz embora eu prefira pincel macio.
- pincel chanfrado angular 427, nº 14 ou 16, é o material mais caro da lista, mas é comprado uma vez só, e se bem lavado, conservado, dura anos. . No caso das caixinhas, coloque pouca tinta marrom na ponta. O sombreado será apenas com tinta marrom na ponta do pincel molhado.
Veja o vídeo para aprender a usar esse pincel:









- Estilete
- Régua
- Tinta latex PVA marrom
- Tinta acrílica fosca branca. Pode ser substituída por caneta corretora de ponta fina, pois só será usada para fazer as costuras aparentes.
- Tinta acrílica fosca preta. Pode ser substituída por caneta permanente preta, pois só será usada para fazer os furinhos da costura.
- Palito de manicure ou pincel fino nº zero para fazer o detalhe da costura.
- Vasilhame para água
- Termolina leitosa. Para fazer termolina caseira misture bem 2 partes de cola branca, 1 parte de água e 1 parte de álcool líquido comum. Se bem tampado, a mistura fica estável por um bom tempo.
- Verniz acrílico hidrossolúvel para artesanato
- Verniz spray brilhante
- Pano macio para enxugar pincéis e rolinhos, limpar as mãos e a área de trabalho, etc.


Como fazer:


Lixe toda a peça para retirar as rebarbas, e remova o pó.

Pegue vários coadores de café já limpos e faça um estudo da melhor forma para cortar e encaixar os pedaços dele na peça. Eu sempre descarto a parte curva do coador, e procuro cortar ele da melhor forma para otimizar o uso e criar belos efeitos geométricos. Recorte com estilete bem afiado e régua, tomando cuidado para o coador estar bem seco, senão rasga.




 efeitos geométricos nas caixas


Depois de todos os pedaços cortados e organizados, passe a mistura de cola branca com água na face da peça onde vai colar o coador, justapondo os pedaços de coador sem sobrepor. Se ficar sobreposto fica feio depois de seco. Recorte os excessos com o estilete apenas depois de seco. Atente para passar a cola sempre na parte do coador que ficou em contato com o pó, pois a mistura da cola com os restinhos de pó vai criar uma bela coloração que passa para cima escurecendo o coador de forma manchada. Se essa parte do pó ficar para fora, quando você passar a termolina vai ficar borrado e não naturalmente manchado.

Aplique na peça toda e espere secar. Enquanto está úmido, é normal enrugar, mas se durante a secagem começar a demorar para desenrugar, alise com os dedos úmidos até ficar uniforme. É importante aplicar a cola com rolinho na superfície toda, pois qualquer ponto não colado vai criar bolha mais tarde.

Depois de bem seco, aplique termolina sobre toda peça para impermeabilizar o coador. Espere secar

Nas junções (emendas) e nas bordas da caixa, faça um sombreado com o pincel chanfrado e a tinta marrom, sempre com a ponta do pincel onde deve ficar escuro. Depois do sombreado seco, aplique nas junções dos pedaços de coador a costura, fazendo pontos pretos, esperando secar e unindo com linhas brancas. Essa parte da costura pode ser dispensada, dependendo da peça que você quer fazer.

Depois da costura bem seca, aplique uma camada de verniz acrílico. Espere secar bem. Aplique então uma camada de verniz spray.



Pinte o interior da caixa se achar necessário, e ali aplique também o verniz acrílico ou o spray. Não precisa ser ambos.

Notas: se for fazer aplicações de papelão, biscuit, ou outras colagens de material poroso sobre a peça, faça-as após a aplicação de termolina, colando com a cola branca sem diluir. Se for colar pedrarias, plásticos ou pedaços de vidro, primeiro termine de envernizar a peça toda e, após estar bem seco, use a cola mais adequada para o material a ser colado. A “Cola Pedraria Glitter” resolve a maioria dos casos de materiais que não aderem. Se ainda assim não colar, tente a “Cola Araldite Transparente Secagem Rápida 5 Minutos”, ela é usada para colar pedrarias em peças de metal de bijuteria, deve funcionar.


Partes de biscuit coladas com cola branca e pintadas com tinta acrílica metálica para tela. Peça sem as costuras.


interior pintado

Um comentário: