segunda-feira, 25 de setembro de 2006

Os Mandamentos do PBF para jogadores

Os Mandamentos do PBF para jogadores:


1. Mantenha a frequência de posts conforme combinado com o mestre / narrador. Não desapareça. Se precisar ficar sem postar, avise-o.

2. Tenha paciência. O PBF é lento. Não atropele a vez de outros jogadores. Espere todos postarem antes de voltar a postar. Em um diálogo, espere que as perguntas feitas sejam respondidas antes de postar novamente. Você só deve postar novamente antes dos demais se alguém lhe perguntar algo.

3. O Mestre não é um adivinho. Caso seu personagem vá ficar calado em determinado turno, você deve postar declarando isso. Aproveite para interpretar os gestos e ações do personagem enquanto ele fica calado. Isso enriquece o jogo.


4. Respeito é primordial. Questões e problemas de off devem ser resolvidos em off. Jamais faça com que o seu personagem mude seu comportamento em on por causa de problemas de off.


Os 10 Mandamentos do PBF para narradores


1. Defina regras, cumpra-as e exija que os jogadores a cumpram, punindo quem não cumprir.

2. Capriche no cenário. Descreva-o exaustivamente, antes do começo do jogo. Jamais deixe jogadores perdidos com relação ao cenário.

3. Planeje a base da crônica, e informe os jogadores sobre tudo o que eles sabem previamente, ao entrarem na crônica. Não fique mudando coisas à medida que o jogo flui. Faça as ações dos jogadores mudarem o seu cenário, e não o contrário.

4. Não ignore jogadores. Cada jogador tem o direito de jogar tanto quanto o outro. Então, jamais responda novamente um tópico antes de responder todos os tópicos.

5. Se o PBF tem mais de um narrador, a sincronia e contato constante entre ambos é primordial, principalmente com relação ao 3º e 4º mandamentos.

6. Equilibre o jogo, incluindo os poderes de jogadores e NPCs, de acordo com a coerência do cenário, e jamais defina poderes de acordo com o seu grau de amizade com os jogadores.

7. Não mude regras e conceitos do sistema e cenário escolhido (o que está escrito nos livros) a não ser que você explique tudo o que alterou aos jogadores antes do jogo começar. Nesse caso, crie uma área no fórum com as regras da casa.

8. Nenhum narrador é um sabe tudo, muito menos um deus. Admita suas limitações, ouça os jogadores. Geralmente suas reclamações e sugestões são para o bem da crônica.

9. O narrador não deve conduzir a crônica tendo como foco principal os NPCs. A crônica é dos jogadores e os personagens principais da mesma são os personagens de jogadores e não os NPCs. Narrador não joga, conduz a crônica. NPC não joga, interfere nos planos e nas histórias dos personagens de jogador.


10. Não tenha dó de fazer o que deve, não tenha medo de consertar o que está errado. A diversão da maioria deve estar acima da diversão de um jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário